18 Janeiro 2023      13:22

Está aqui

7 tecnologias que mudaram o nosso dia a dia

O ser humano é curioso por natureza e engenhoso por vocação. Roda, máquina a vapor, energia, telecomunicações, internet, e muitas mais invenções proliferaram ao longo dos anos, devido a esta curiosidade e a engenhosidade para criar soluções e resolver problemas da vida quotidiana.

A tecnologia revolucionou imenso o quotidiano. De serviços inteligentes a produtos autónomos, o avanço tecnológico está em todas as tarefas da vida, sejam elas pessoais ou profissionais.

Neste sentido, vejamos como a tecnologia trouxe uma vida à “própria” vida.

 

7 exemplos de tecnologias que mudaram conceitos

 

  • Smartphones

A lista começa com um telefone de corda, ligado por imensos cabos. Calma, esta seria uma definição de há muitos anos.

Atualmente, os smartphones tornaram-se uma parte essencial da vida moderna, uma vez que nos permitem permanecer ligados às pessoas e às informações de que necessitamos, onde quer que estejamos.

Com um smartphone, é possível fazer chamadas telefónicas, enviar mensagens, aceder à Internet, e executar uma grande variedade de outras tarefas, tudo na palma da mão e com alguns toques no ecrã.

O melhor mesmo é que face à variedade de marcas, existem smartphones mais direcionados para gaming, outros para fotografia e vídeo, e ainda ideais para multitasking na ótica profissional.

 

  • Assistentes inteligentes

Assistentes inteligentes, como o Siri da Apple e o Alexa da Amazon, permitem-lhe utilizar comandos de voz para controlar uma variedade de dispositivos e executar tarefas.

Por exemplo, pode pedir a um assistente pessoal para tocar música, definir lembretes, ou responder a perguntas.

Desenvolvidos com a ajuda de inteligência artificial, uma das emergentes tecnologias na saúde, os assistentes inteligentes preveem comportamentos de adaptação e de aprendizagem a cada interação realizada.

Quanto ao futuro, é esperado que estejam cada vez mais “inteligentes”, com uma alma ainda mais real e com um toque humano.

 

  • Software e hardware gaming

A esfera do gaming é imensa. No entanto, o melhor mesmo é que existem diversos setores de jogos eletrónicos, para tudo e para todos.

Das consolas aos smartphones, passando pelos CPUs, o gaming evoluiu e reinventou-se ao longo dos anos. Passou de físico para digital, na maioria dos casos. E se juntarmos a isso diversos tipos de áreas de jogos, temos uma indústria repleta de inovações.

Por exemplo, existem segmentos que deixaram de ser exclusivamente “físicas”:

  1. Arcade: já não é preciso ir a salões de jogos para jogar os videojogos mais recentes, atualmente as consolas fazem o favor de assegurar a jogabilidade.
  2. Slot Machines: as slot machines ganharam uma nova vida com as versões digitais. Agora têm novos grafismos e temas, com inúmeros sistemas de recompensa e prémios. São um dos principais conteúdos das plataformas online especializadas em jogos de casino.
  3. Jogos de bolso: jogos de bolso como o Tetris, também já estão massificados na internet, com novos designs e regras de jogo.

Estes são exemplos, de como, até mesmo o gaming tradicional deu o salto e acompanhou as tendências, chegando às consolas e, até mesmo, aos dispositivos móveis.

  • Dispositivos domésticos inteligentes

Graças à Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) nos dias que correm é quase “impossível” não encontrar um dispositivo ou equipamento que não tenha ligação à internet ou que não possua uma aplicação móvel associada.

Neste sentido, não é de estranhar que dispositivos domésticos inteligentes, como termóstatos, máquinas de lavar roupa, sistemas de segurança e sistemas de iluminação, permitem-lhe controlar e monitorizar a sua casa remotamente utilizando o seu smartphone ou um assistente inteligente.

A IoT trouxe, no fundo, a capacidade de tornar cada interação ainda mais intuitiva e facilitar tarefas diárias.

Resta dizer que, no caso da vida doméstica, é possível fazer a gestão da casa e garantir que esta é confortável e segura. Sendo também uma excelente oportunidade para tornar qualquer casa inteligente!

 

  • Tecnologia utilizável

A tecnologia utilizável, uma tendência de compra em Portugal, tal como os smartwatches e as pulseiras de fitness, veio para ser mais uma extensão do quotidiano.

Com um forte objetivo de saúde e multitasking, permite-lhe rastrear a sua saúde e a atividade física, receber notificações, e executar outras tarefas sem ter de retirar o seu telefone.

Além disso, é uma excelente forma de estabelecer parâmetros para novos hábitos de vida, o que é útil para definir um ritmo e estilo de vida mais saudável.

Por outro lado, prova ser possível estar sempre ligado “à corrente”, sem perder nenhum acontecimento online.

 

  • Compras online

A expansão do E-commerce facilita a compra de bens e serviços no conforto da sua própria casa. Com apenas alguns cliques, é possível comprar tudo o que precisa e a entrega será realizada à sua porta.

Isto resulta do facto de as marcas, com aplicações móveis e lojas online, terem reinventado a sua essência e apostado em modelos híbridos, com modelos de E-commerce para chegar a ainda mais consumidores.

Por outro lado, é também uma excelente forma para marcas mais pequenas estabelecerem os seus produtos e serviços no espaço online. Desta forma, conseguem competir com marcar teoricamente maiores e chegar a consumidores que, em primeira instância, não faziam parte dos seus critérios.

 

  • Aplicações de navegação

Aplicações de navegação como Google Maps e Waze, permitem-lhe encontrar facilmente o seu caminho para um destino e evitar o tráfego e outros atrasos. Isto pode poupar-lhe tempo e facilitar a sua deslocação, quer esteja a conduzir, a pé, ou a utilizar transportes públicos.

E a aplicação destes conceitos não se fica por aqui, as próprias marcas automóveis, nos modelos mais recentes, incluem já sistemas nativos com estes sistemas de navegação, exatamente para ajudar os condutores nos seus percursos diários.

No fundo, são guias de condução e ferramentas extra para uma maior segurança e eficiência nas estradas.

Com efeito, estes são então dos exemplos de tecnologia que ajudam a tornar a vida mais fácil. Existem muitos outros. Nenhum é finito. Sendo “tecnologias” em constante movimento e reinvenção.