18 Junho 2023      13:01

Está aqui

11º aniversário de Elvas Património Mundial vai unir arte digital e tradição em espetáculo visual

Por ocasião das comemorações do 11º aniversário de Elvas Património Mundial, 30 de junho e 1 de Julho, Elvas vai testemunhar um evento visual que promete deslumbrar o público.

Intitulado LUX ELVAS, este espetáculo de vídeo mapping ao vivo é o resultado de uma colaboração entre o artista visual Pedro Zaz, o coletivo United VJs, a produtora criativa Cósmica e a ADLC audiovisuais. Com uma iluminação magnífica projetada na fachada da Sé de Elvas, este espetáculo oferece uma fusão perfeita entre tradição, etnografia e arte digital.

Durante 40 minutos, os espetadores serão transportados para um mundo onde a cultura de Elvas ganha vida de forma criativa. Por meio de uma cuidadosa seleção de conteúdos imagéticos e sonoros, o espetáculo estabelece ligações profundas com o património da cidade e do Alentejo, mergulhando nas expressões culturais e nas particularidades da região.

LUX ELVAS resulta da colaboração entre o talento inovador de Pedro Zaz e o coletivo United VJs, reconhecidos pela sua capacidade única de combinar tecnologia com beleza artística. Esta fusão de criatividade resulta num espetáculo audiovisual impressionante.

Pedro Zaz, também conhecido como VJ ZAZ, é um artista especializado em Novos Media, com ampla experiência internacional em áreas como Video Mapping, performances interativas, e Fulldome (planetários digitais). Pedro trabalhou em colaboração com o artista VHILS no espetáculo "Periférico" no Centro Cultural de Belém, além de ter atuado como VJ na turnê "Suite Full of Colours" da banda The Gift. Pedro também trabalhou com os talentosos costureiros Story Tailors, num projeto que combinou moda e tecnologia numa performance interativa.

Fundado por Pedro Zaz, o coletivo United VJs é reconhecido internacionalmente por combinar arte e tecnologia em shows inesquecíveis. Os seus artistas já presentaram a sua arte e tecnologia em lugares tão icónicos ao redor do mundo como o “Kennedy Performing Arts Center” em Washington, MoMA PS1 - Museu de Arte Moderna de Nova York , a CCTV Tower - Torre de TV de Pequim e no estádio do Maracanã na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

United VJs são um coletivo internacional de artistas visuais e sonoros que se apresentam ao vivo em eventos, planetários e festivais de música eletrónica em todo o mundo. O grupo foi fundado em 2010 e oferece ao público experiências envolventes de áudio e vídeo arte ao vivo, combinando habilidades técnicas e criatividade para criar shows únicos e impactantes. O coletivo tem se apresentado em eventos de renome como o festival “Coachella” na Califórnia, o festival “Rock in Rio” no Rio de Janeiro, o festival“ South By Southwest (SXSW) “no Texas, o festival MIRA em Berlim, Madrid Fashion Week e muitos outros. Os membros do United VJs também trabalham individualmente em projetos artísticos e colaborações com outros artistas, e têm sido reconhecidos como líderes no campo da arte digital e da cultura visual.