5 Julho 2018      17:28

Está aqui

Zorrinho saúda esforço do povo grego

Carlos Zorrinho saudou o esforço do povo grego no debate sobre a conclusão do terceiro programa de assistência à Grécia considerando que “O povo grego fez um esforço extraordinário de ajustamento. Chegou agora o momento das instituições europeias fazerem a sua parte. É com satisfação que verifico que existe uma atitude positiva para que isso aconteça”.

As declarações do eurodeputado alentejano foram realizadas ontem à tarde, num debate, em Estrasburgo, com o Presidente do Eurogrupo, o também português Mário Centeno; Zorrinho interveio e deu utilizou o exemplo português para elogiar também o esforço grego: “como português tenho consciência daquilo que foi o empobrecimento brutal que nos foi imposto e do preço que pagámos por termos na altura um governo que acreditou no papel redentor desse empobrecimento”. Revelando ainda que o exemplo de recuperação português pode ser útil aos gregos: “A diferença entre essa estratégia e o sucesso da parceria entre o atual governo português e as instituições europeias não pode deixar de ser inspiradora para o caso Grego e para o futuro das políticas europeias, em particular para o futuro da Zona Euro”.

Destacou ainda que é “fundamental reforçar a capacidade orçamental a favor da convergência”, na medida em que “quanto maior for a convergência na Zona Euro maior será a estabilização automática”, sendo “o crescimento e a confiança são as chaves do sucesso”; por esta razão apontou a União Bancária, os programas de apoio ao investimento, o aumento dos recursos próprios, o reforço do mecanismo de estabilidade como “exemplos de medidas que dão consistência a esse caminho”.

Confiante que Mário Centeno, como Presidente do Eurogrupo, tudo fará para evitar nova crise, terminou recordando que “o final bem-sucedido de uma crise é o melhor momento para evitar a próxima”.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.

 

 

Imagem de cdn.impresa.pt