12 Maio 2023      11:19

Está aqui

Xiaomi quer descobrir “A Obra-Prima de Portugal”

A nova campanha da Xiaomi pretende descobrir, através de uma viagem por todo o país, ‘A Obra-Prima de Portugal’, encontrando-se neste roteiro vários candidatos, como a Judiaria, o Cante Alentejano, as Salinas, o Trilho dos Pescadores, a Cerâmica e a Azulejaria, Piódão e a Serra da Estrela, entre outros.

Nesta campanha, o fotógrafo João Bernardino e o viajante João Amorim vão recorrer às lentes do Xiaomi 13 Pro, desenvolvidas pela marca e pela Leica, para “explorar os cantos e recantos de Portugal” e “fotografar obras-primas de cada região”, escreve-se em comunicado.

No que respeita às obras-primas das regiões Centro e Sul, o destaque, para João Bernardino, vai para “o Cante Alentejano, Património Imaterial da Humanidade, pelos seus melhores intérpretes, o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento. Um momento único e mágico na terra natal da minha mãe. Já no caso das vilas alentejanas da raia, Castelo de Vide e Marvão, com os seus centros históricos incrivelmente preservados, é uma visita única ao amanhecer”, enquanto João Amorim confessa que é incapaz de “passar muitos meses sem visitar a Costa Vicentina. Há algo de diferente e inexplicável nesta costa! Tanto no verão como no inverno”.

“Com esta viagem pretendemos descobrir, captar e imortalizar algumas das maiores maravilhas do nosso país e, porventura, encontrar aquela que será a mais icónica obra-prima que temos em território nacional. É uma iniciativa onde vamos recorrer à obra-prima da Xiaomi, o Xiamoi 13 Pro, para descobrir a maior obra-prima portuguesa. Vamos mostrar que a tecnologia pode e deve andar de braço dado com a descoberta e captação da riqueza cultural e paisagística do mundo”, considera Tiago Flores, Country Diretor da Xiaomi em Portugal, citado no mesmo comunicado.

Assim, esta nova campanha procura “promover as mais fantásticas paisagens e obras-mestras em território nacional”, sem quaisquer limitações, uma vez que conta com “referências naturais, culturais, históricas, arquitetónicas e gastronómicas”, cabendo a escolha das obras-primas aos protagonistas que, com os seus diferentes estilos e visões, “produzem registos e linguagens visuais distintas e únicas”.

Esta viagem, que se centra na proximidade com a cultura, a população e as paisagens do país e que tem início em Matosinhos e acaba na Madeira, passa por diversos pontos de interesse, como Barcelos, Douro Vinhateiro, Serra da Freita, Aldeia Histórica do Piódão, Serra da Estrela, Castelo de Vide e Marvão, Costa Vicentina ou Faial e São Jorge, merecendo igualmente a arte da Azulejaria Portuguesa, a Arte Xávega e o Cante Alentejano especial atenção fotográfica.

A campanha já começou e pode ser acompanhada nas redes sociais da Xiaomi, onde são publicados diariamente vídeos e fotografias das obras-primas nacionais, da autoria dos dois protagonistas. Quando a viagem chegar ao fim, vai ser feita uma votação, na página oficial do Facebook da marca, para que os portugueses escolham a sua obra-prima de eleição. As votações vão decorrer entre os dias 15 e 20 de maio, sendo o resultado anunciado a 22 de maio.

 

Fotografia de dn.pt