20 Junho 2021      11:59

Está aqui

Water World Forum For Life - um sucesso do Alentejo para o Mundo

A organização do WATER World Forum for Life - um evento de escala mundial -  classificou a sua primeira edição, realizada em Reguengos de Monsaraz, como tendo sido um sucesso absoluto.

Tendo-se realizado em associação com a iniciativa da ONU Década Internacional para a Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável 2018-2028, pretende a organização que este evento tenha marcado o início de um ciclo de eventos que se pretende que corra todos os continentes, chamando a atenção para uma temática que urge debater.

As margens do Lago Alqueva em Reguengos de Monsaraz foram, segundo a organização, o cenário ideal para a realização de um evento desta natureza, e uma excelente oportunidade para o promover mundialmente enquanto destino de eleição, tendo sido possível partilhar com o mundo imagens da inquestionável beleza natural desta região.

Reguengos de Monsaraz e o Alqueva foram assim um palco mundial de discussão e intervenção ativa acessível a todos. Através da sua emissão contínua de streaming para todo o mundo - para mais de 50 países, com destaque para o Brasil, Estados Unidos da América, Austrália, Alemanha e Inglaterra e com picos de audiência de mais de 10 000 pessoas em simultâneo - foram debatidas as questões da sustentabilidade ambiental e as ameaças do século XXI, dando voz a alguns dos maiores entendidos na matéria a nível mundial com a participação de mais de 100 oradores ao longo dos quatro dias, cerca de 4500 pessoas, cumprindo com a capacidade máxima estipulada no protocolo de restrição COVID aprovado pela DGS.

 A moderar e a apresentar os debates, estiveram nomes conhecidos do grande público da área do entretenimento e da informação, como Catarina Furtado e Filomena Cautela, ou os jornalistas Cristina Esteves, Victor Gonçalves e João Maia Abreu.

Nas redes sociais, o evento chegou a um acumulado de dois milhões e meio de pessoas e teve impacto em mais de um milhão e meio, neste evento que à vertente ambiental e económica juntou a desportiva e a cultural com a realização do espetáculo noturno que contou com uma performance de mais de 60 artistas, bailarinos, músicos, operadores de drones e de muitos outros profissionais que apresentaram um evento ímpar.

Realizado com fundos comunitários com uma taxa de 85% de cofinanciamento comunitário e com a comparticipação nacional suportada pelo Município de Reguengos de Monsaraz em cerca de 100 mil euros, a organização estima que o evento tenha contribuído diretamente para a economia local com um valor aproximado de duzentos mil euros através da contratação de diversos serviços, como alojamento, alimentação, segurança, apoio náutico, limpeza, promotores e artistas.

A realização do WATER World Forum for Life na região, permitiu ainda que o Centro Náutico de Monsaraz ficasse dotado de algumas melhorias, como a instalação de fibra ótica no local e renovação de todo o sistema de boias da praia, tendo sido ainda entregue ao município o mobiliário do IKEA usado no evento para posterior entrega a Instituições locais e ainda todas as estruturas concebidas para o evento, que serão posteriormente utilizadas em futuros eventos.

A próxima edição realizar-se-á em 2023, no Brasil.