28 Novembro 2018      09:09

Está aqui

Voto eletrónico em Évora. Isabel Oneto reúne hoje com as Câmaras do distrito

A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, reúne hoje com os representantes dos 13 municípios do distrito de Évora, no âmbito do projeto piloto do voto eletrónico presencial. A reunião tem como objetivo assegurar a articulação da metodologia a adotar com vista à implementação do projeto do voto eletrónico presencial em Évora.

O voto eletrónico e os boletins em braile integram um projeto piloto que vai ser implementado no Alentejo Central nas próximas eleições europeias em maio de 2019.  Isabel Oneto garante que esta é uma experiência piloto que vai avaliar o grau de eficácia do sistema, garantindo o "voto presencial, confidencial e livre" condição essencial para a confiança que os portugueses depositam no sistema eleitoral. O voto eletrónico vai ser colocado em freguesias com mais de 1250 inscritos e expectativa de votarem no mínimo 500 eleitores.

O piloto exclui reclusos, estudantes e deslocados, que votarão como é habitual antecipadamente e em papel. Ao todo prevê-se que, por questões metodológicas, a iniciativa abranja 77% das mesas de voto na região e os cidadãos poderão sempre optar pelo voto em papel.

O sistema eletrónico vai permitir a mobilidade do eleitor dentro do distrito, isto é, se é de Évora pode ir votar a qualquer outro ponto do distrito, ou vice-versa e quando o eleitor efetua o seu voto, terá o seu boletim de voto impresso em simultâneo, o que impedirá sentidos de voto diferentes entre o eletrónico e o papel impresso.

O Governo considerou vários fatores que influenciaram a decisão pelo Alentejo Central, como o tamanho médio, a proximidade com Lisboa, e a Universidade de Évora.

A administração central vai agora ficar em contato direto com as autarquias para implementar este sistema.

Agora é esperar que haja expressão dos votantes no sistema eletrónico para que o piloto permita a sua análise. Isabel Oneto avançou ainda que estas eleições vão ter disponíveis boletins de voto em braile, para os invisuais.

Imagem de capa de © DR

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.