8 Fevereiro 2022      08:58

Está aqui

Violas e guitarras artesanais em exibição em Beja

O Centro UNESCO, em Beja, tem aberta ao público a exposição de cordofones “Natureza Tonal”, até dia 25 de fevereiro. No espaço encontram-se em exibição 28 instrumentos de cordas, feitos por dois artesãos, nomeadamente por José António Cardoso (e seu filho Paulo Cardoso) e por António José da Conceição.

No ateliê “Luthier Cardoso”, em Trindade, pai e filho dedicam-se a construir e reparar instrumentos musicais de corda tais como guitarras clássicas, guitarras acústicas, guitarras portuguesas, bandolins, cavaquinhos, ukuleles, balalaikas, violinos, violas campaniças e outras violas tradicionais portuguesas, de forma artesanal.

De acordo com o Jornal de Notícias, o luthier (artesão, em francês) Cardoso convidou o mestre António José da Conceição para expor alguns instrumentos, convite que foi aceite. António José da Conceição é natural de Idanha-a-Nova e construtor da viola beiroa.

Ainda em 2021, o artesão vendeu ao Centro UNESCO uma viola campaniça e uma guitarra portuguesa, “e aí ficou a promessa de uma exposição logo que as medidas covid-19 fossem flexibilizadas”, revelou José António Cardoso.

O resultado é esta exposição, que junta instrumentos dos dois artesãos e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 20:00, e aos sábados das 15:00 às 20:00.