8 Julho 2021      08:31

Está aqui

Vinhos do Alentejo chegam ao mercado com selo de produção sustentável

Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA)

Começaram a chegar ao mercado garrafas de vinho do Alentejo com o selo de produção sustentável, uma certificação inédita em Portugal, da responsabilidade da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

De acordo com a Rádio Pax, este selo reconhece produtores da região que cumpram com os 171 requisitos estabelecidos pelo Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo.

Atualmente, o selo de produção sustentável pode ser encontrado em garrafas de vinho da Herdade dos Grous e da Herdade de Coelheiros.

Segundo a Comissão Vitivinícola, “esta distinção vai possibilitar que o consumidor possa identificar os produtores alentejanos que cumprem com boas práticas de poupança de recursos, que promovam a biodiversidade, que utilizem energias renováveis, protejam dos solos ou fomentem iniciativas que envolvem toda a comunidade na adoção de comportamentos sustentáveis”.

Já Francisco Mateus, presidente da CVRA, refere que “este é um passo histórico” para o setor. “É uma forma de mostrar aos consumidores que é possível fazermos as coisas de uma forma que tem em atenção o ambiente, os recursos que usamos, o contexto socioeconómico dos locais de produção e que, portanto, acabamos por estar a contribuir para um planeta melhor”, salienta o responsável à Rádio Pax.

 

Fotografia de vidarural.pt