5 Março 2023      11:33

Está aqui

Vinhos de Estremoz superam expectativas de Costa Boal

A aposta no Alentejo iniciou em 2021, quando António Boal, da Costa Boal Family Estates, com sede em Alijó, decidiu comprar a Herdade dos Cardeais, em Estremoz. Dez hectares de vinha, uma adega e um stock, que permitiram a criação, desde logo, das duas referências de Monte dos Cardeais: Escolha Tinto e Escolha Branco, já perspetivando o lançamento de novas referências, que se seguiram em 2022: Monte dos Cardeais Branco Reserva 2021 e Monte dos Cardeais Tinto Reserva 2019.

As garrafas colocadas no mercado nacional e internacional há um ano superaram as expetativas e a empresa reforça agora a produção no Alentejo, continuando a surpreender o mercado com novas referências da Herdade dos Cardeais, nomeadamente o lançamento dos tintos e brancos Grande Reserva, ainda este semestre.

Para o enólogo da casa, Paulo Nunes, que se estreou em terras alentejanas com este novo projeto Costa Boal, “a qualidade dos vinhos que encontramos foi uma segurança logo à partida e uma abertura para novos desafios”.

“A região de Estremoz é conhecida pelo seu clima ameno e solos diversificados, que vão das argilas e calcários até aos xistos, distinguindo-se como terroir único no Alentejo, permitindo obter vinhos tintos de grande equilíbrio e qualidade com boa capacidade de guarda e brancos harmoniosos, frescos e minerais”, sublinha António Boal.

As referências Monte dos Cardeais espelham o terroir único de Estremoz, uma região que deu origem a vinhos de frescura e equilíbrio surpreendentes. O Monte dos Cardeais Branco Reserva 2021 mostra a sua personalidade e nervo na boca, antevendo-se uma boa evolução em garrafa. O Monte dos Cardeais Tinto Reserva 2019 mostra a sua estrutura com taninos macios e um final prolongado. Estagia em barricas de carvalho francês de diferentes capacidades, resultando num vinho complexo e equilibrado.