Os Vinhos do Alentejo venceram um prémio diferente, desta vez, não pela sua qualidade mas pelo desenvolvimento de mercados ecológicos.
Numa iniciativa da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pelo IAPMEI, a 13ª edição dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2019 classificou o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) como vencedor - entre 70 candidatos - da 5ª categoria “Apoiar o desenvolvimento de mercados ecológicos e a eficiência dos recursos”.
Esta categoria pretende distinguir as melhores práticas de promoção e empreendedorismo da Europa, pela especificidade do seu contributo no desenvolvimento económico das regiões.
A atribuição destes prémios tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade a projetos e boas práticas de sucesso que apoiem e estimulem a iniciativa empresarial a nível local, regional e nacional.
Para Francisco Mateus, Presidente da CVRA “este prémio vem mostrar que estamos a marcar a diferença no setor vitivinícola. Estamos muito orgulhosos por promover e contribuir para a preservação do ambiente e pela conservação dos recursos naturais da região alentejana. Os excelentes resultados deste programa, pioneiro em Portugal, revelam todo o empenho e toda a dedicação dos produtores. O prémio é também um acréscimo na nossa responsabilidade de fazer mais e melhor e de incentivar e motivar outros produtores a juntarem-se a nós.”
O PSVA é uma iniciativa pioneira em Portugal e promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), com o objetivo de melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade economicamente viável. Este programa foi iniciado em 2014 e conta até ao momento com 346 membros que representam a produção de uva e vinho da região vitivinícola do Alentejo.
Imagem de agronegocios.eu