26 Agosto 2016      09:47

Está aqui

VINHO DE TALHA É CONFERÊNCIA EM CUBA

Acontecerá no dia – 2 , 3, e 4  de setembro a 1ª Mostra de Património Alentejano em Cuba (Beja), onde se tentará mostrar tudo aquilo que nos pertence, a herança de um passado rico tudo o que se conseguiu até aos dias de hoje. O objetivo é só um: preservar, transmitir e deixar todo esse legado, às gerações vindouras, para garantir a sua continuidade, divulgação e preservação.

Foi com base neste propósito que surgiu a parceria entre o Município de Cuba, a Região de Turismo do Alentejo e a Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado, que – em paralelo com a Feira Anual de Cuba – levam a efeito a 1ª Mostra do Património Alentejano.

Também em paralelo decorrerá uma Exposição sobre “O vinho de talha – uma tradição ancestral” e a 1ª Conferência “O vinho de talha – Uma herança viva no Alentejo”, no dia 2, na Adega da Casa de Monte Pedral e que conta com várias temáticas em torno deste vinho e vários oradores de referência como Pedro Luiz de Castro – produtor de vinho da talha premiado – António Roquette da Herdade do Esporão e Vergílio Loureiro, professor aposentado do Instituto Superior de Agronomia, além de muitos outro produtores e pessoas ligadas à área. O moderador será João Afonso da conceituada “Revista de Vinhos”.

A Conferência terminará com uma inevitável prova de vinhos.

Ainda em destaque – além do vinho da talha – estarão os produtos regionais, o artesanato, as artes e ofícios tradicionais, o Cante Alentejano e o Fabrico de Chocalhos, os mais recentes galardoados nacionais como Património Imaterial da Humanidade classificados pela UNESCO.

A recriação de uma taberna típica Alentejana será certamente outro dos pontos altos deste certame.

 

Imagem daqui