3 Abril 2021      12:34

Está aqui

VINEAS - a plataforma que ajuda o setor do vinho diante das alterações climáticas

A VINEAS é uma plataforma para o setor do vinho promover o desenvolvimento de estratégias e soluções de adaptação às alterações climáticas e que surge por iniciativa da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

A VINEAS é resultado do projeto MEDCLIV liderado em Portugal pela NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e que conta com outros agentes de cooperação como a Universidade de Évora, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), e a Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA).

Cofinanciado pelo EIT Climate-KI - que une cinco países da região Mediterrânica - o projeto MEDCLIV numa altura em que as questões como a sustentabilidade são cada  vez mais prementes no setor da vinha e do vinho e vem dinamizar o ecossistema nacional.

Entre os principais objetivos estão a caracterização do sector nas suas preocupações climáticas e o desenvolvimento de  eventos participativos e de cocriação.

A plataforma VINEAS é um passo importante do projeto e vai agregar a informação, conhecimento e resultados práticos do projeto. Este espaço irá  reunir os agentes de Portugal para poderem partilhar os seus próprios projetos e resultados de sustentabilidade, de modo a que a plataforma seja um espaço de partilha de soluções gerais e específicas para a vinha.

O projecto MEDCLIV é decorre em mais quatro países mediterrâneos: Espanha, Itália, França,  Eslovénia e Chipre e conta com parceiros como a Fundação Edmund Mach e o Instituto de BioEconomia (Itália); o Instituto Nacional de Investigação para a Agricultura, Alimentação e Ambiente e do Centro de Investigação Agrícola para o Desenvolvimento (França); a Universidade Politécnica de Valência (Espanha); Instituto Nacional de Química (Eslovénia); e Universidade de Tecnologia do Chipre.