28 Julho 2020      11:16

Está aqui

Vila Viçosa: sinta-se um rei e assista a um concerto no palácio

O primeiro dia de agosto marca mais um concerto no Panteão dos Duques de Bragança, em Vila Viçosa.

Pelas 16h, as Solistas da Camerata Atlântica - Ana Beatriz Manzanilla-violino, João Andrade-violino, Pedro Saglimbeni Muñoz-viola, Nuno Abreu-violoncelo – darão um concerto com peças de Schubert, Almeida Mota e Beethoven.

Ana Beatriz Manzanilla é uma violinista venezuelana elemento da Orquestra Gulbenkian desde 1996. Fundadora e diretora Artística da Camerata Atlântica e professora de violino na Escola Superior de Música de Lisboa. Em Portugal tem desenvolvido um dinâmico trabalho com os jovens, nomeadamente como fundadora do Projecto Geração, tutora desde 2013 do Estágio Gulbenkian para Orquestra, Criadora e Directora do Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa. Trabalha como preparadora das cordas com a Orquestra Sinfónica Juvenil e a Nova Ópera de Lisboa.

João Andrade, natural Ponta Delgada estudou com Shelley Ross, na Academia de Música da Ribeira Grande e no Conservatório Regional de Ponta Delgada, concluindo o 8o grau no Conservatório Regional de Ponta Delgada e o 12o ano na Escola Secundária Antero de Quental em regime articulado no curso de instrumento, e em Lisboa com Aníbal Lima, pedagogo incontornável do panorama violinístico português, diplomando-se pela Academia Nacional Superior de Orquestra. A convite de Lucia Hall, assistente de Dora Schwarzberg em Viena de Áustria, atuou no «Casalmaggiore International Summer Festival», Cremona, Itália, trabalhando com personalidades como Lucia Hall, Nai Yuan Hu e Mikhael Voskresensky.

Pedro Saglimbeni Muñoz é um violetista nascido na Venezuela. Realizou os seus estudos musicais no Sistema das Orquestras Juvenis, continuando na Alemanha e na Polónia na European Mozart Academy. Realizou cursos de viola com Nobuko Imai, Sergue Collot e Gerard Caussé, com quem actuou como solista.

Atualmente é primeiro viola solista da Orquestra Sinfónica Portuguesa no Teatro Nacional de São Carlos e leciona na Escola Superior de Música de Lisboa. Desde 2013 faz parte da Camerata Atlântica.

Nuno Abreu é um dos mais destacados violoncelistas da sua geração, formado na Academia Nacional Superior de Orquestra participou em masterclasses com grandes nomes da área.

Nos Estados Unidos da América, venceu o Prémio Northshore Competition (2007) e em Portugal venceu o Prémio Jovens Músicos na modalidade de Música de Câmara, nível superior (2004), o Concurso de Interpretação das Caldas da Rainha (2007) e obtém o 2o Prémio e o Prémio do Público no Concurso de Interpretação do Estoril (2007).

Em 2007 concluiu o Mestrado em Performance na Northwestern University School of Music (Chicago), com Hans Jensen, com a máxima classificação. Foram-lhe atribuídas bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), da Fundação Calouste Gulbenkian e atualmente é o primeiro violoncelo solista da Orquestra Metropolitana de Lisboa e da Camerata Atlântica.

 

Imagem de cm-castroverde.pt