31 Agosto 2020      10:50

Está aqui

Vila alentejana de Cabrela tem nova cabine telefónica de leitura

A vila alentejana de Cabrela, em Montemor-o-Novo, tem uma nova cabine de leitura para troca de livros. Esta microbiblioteca, numa cabine telefónica, é um projeto conjunto que envolve a junta de freguesia, a fundação Altice e a Casa das Letras, um alojamento de turismo rural.

A microbibilioteca irá abrir para já com supervisão devido à pandemia de covid-19, e a Casa das Letras vai alimentar este projeto com livros. Para começar, a iniciativa contou com o apoio das editoras e de particulares.

Em declarações à RTP, David Lopes, da Casa das Letras, revela que “todas as semanas vamos repor esta cabine, mas também vamos oferecer livros que nos vão chegando. E essa tem sido uma grande descoberta: é que estes livros não são só novos, são também livros usados”.

Já Ana Estelita, da fundação Altice, garante que “estamos aqui como doadores e incentivadores da cultura para quem visita, para os habitantes para quem quiser trazer livros, ler livros e doar livros aqui à cabine”.

Paula Martins, presidente da junta de freguesia, acrescenta que “pensamos desenvolver outras atividades em volta do livro e da leitura, e com certeza vai ser uma mais-valia para a nossa vila”.

A inauguração do projeto, realizada este sábado, dia 29 de agosto, contou com uma conversa com letras e música, juntando a jornalista Catarina Carvalho e o fadista Ricardo Ribeiro.

Recorde-se que, em todo o país, já há cerca de 30 cabines de leitura com livros à disposição de todo o público.

 

Fotografia de sulinformacao.pt