2 Março 2018      11:14

Está aqui

Viana do Alentejo testa LIVEX de Acidente Grave

Bombeiros Voluntários, GNR, Proteção Civil, Cruz Vermelha e autarquia realizaram esta semana um exercício à escala real (LIVEX) de um acidente rodoviário grave originado pela colisão de veículos, numa zona comercial e industrial da vila de Viana do Alentejo, trabalhando-se sobre um teatro operacional de multivítimas e de proteção às infraestruturas envolventes com atmosferas de risco (ATEX).

Para Bruno Miguel Lagarto, Coordenador de Proteção Civil Municipal, este tipo de exercício “é fundamental para pôr em prática as diretrizes de um Plano de Emergência Municipal e averiguar se as medidas técnicas são eficazes. Só através deste exercício conseguimos saber o que podemos melhorar numa situação real”. O mesmo responsável assegura que, desta forma, “procura-se testar os meios materiais e humanos disponíveis ao nível do distrito, na resposta articulada das estruturas das forças de proteção e socorro sobre uma situação de emergência grave”.

Para o presidente do município, Bengalinha Pinto, é prioritário “apostar numa resposta da proteção civil municipal cada vez mais eficaz”, no maior número de teatro de acidente possíveis.