27 Junho 2022      10:14

Está aqui

Viana do Alentejo junta artistas portugueses da olaria

Viana do Alentejo vai receber, a partir de hoje e durante duas semanas, uma residência artística que se dedicará à exploração de novas formas em olaria e à ilustração em cerâmica tradicional, culminando na primeira edição do Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria (FICO), que decorrerá nos dias 1, 2 e 3 de julho, entre a Praça da República e o castelo.

Em comunicado, a autarquia refere que o festival tem por base a segunda residência artística nas duas oficinas da família de oleiros Feliciano Agostinho, que junta nove criativos portugueses: os ilustradores Mariana, a Miserável, Mariana Malhão, Mantraste, Júlio Dolbeth, Joana Lourencinho Carneiro e Gonçalo Duarte; e os designers Mariana Filipe, João Xará e Álvaro Nogueira.

Assim, ao longo de três dias, a vila poderá contar com cante alentejano, uma recriação histórica intitulada “Pisar o barro”, vários workshops, animação de rua, mostra de olaria e ilustração, tasquinhas, e ainda concertos no castelo.

Além disso, serão também exibidos os resultados da residência “Tasco em Viana”, realizada em 2021, e da qual resultou a exposição patente na Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana, intitulada “Viana, Olaria, Oleiros e Ilustradores”, visitável até dia 30 de setembro.

O evento é organizado pelo município em parceria com a agência de design e cultura VICARA, contando com o apoio da Junta de Freguesia local e da Direção Geral de Cultura.

 

Fotografia de mundoportugues.pt