4 Dezembro 2019      11:31

Está aqui

Viana do Alentejo celebra o Cante Alentejano

Decorridos 5 anos da inscrição do cante alentejano na lista do Património Cultural Imateral da Unesco, o Município de Viana do Alentejo vai assinalar a data com a presença dos grupos corais do concelho na Mostra de Doçaria que se realiza de 6 a 8 de dezembro em Alcáçovas.

A tarde de sábado, que se pretende que seja de homenagem a todos aqueles que preservam as nossas tradições e mantêm a nossa identidade, vai contar com a presença do Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas, o Grupo Coral “Os Trabalhadores” de Alcáçovas, o Grupo Coral Juvenil dos Trabalhadores de Alcáçovas, o Grupo Coral Feminino e Etnográfico “Paz e Unidade” de Alcáçovas, o Grupo Coral “Tertúlia dos Amigos do Cante” de Alcáçovas, o Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo e o Grupo Coral “Velha Guarda” de Viana do Alentejo.

Segundo a autarquia e com classificação do Cante como Património da Humanidade, em 2014, assistiu-se no concelho a um "crescente entusiasmo à volta do cante", que se traduziu numa maior dinâmica dos grupos já existentes e também no aparecimento de outros, com a particularidade de serem compostos por um elevado número de jovens.

A esta ação não será alheio o apoio do Município de Viana do Alentejo que, em 2013, declarou o cante alentejano como Património de Interesse Municipal, como forma de reconhecer a sua importância em matéria de identificação histórica e memória coletiva. Outra medida que muito contribui para a dinâmica do cante no concelho, é o apoio aos 9 grupos dado pelo Município, no âmbito de uma forte política cultural.

Entre as medidas de apoio ao cante alentejano encontram-se também o patrocínio do livro “Os grupos corais, o cante alentejano e a sua salvaguarda”, editado pela MODA – Associação do Cante Alentejano, em 2012.

 

Imagem de capa de https://bomdia.eu/