15 Março 2023      09:40

Está aqui

Vendas Novas promoveu reunião com Alto Comissariado para as Migrações

No passado dia 10 de março (sexta-feira), o edifício dos Paços do Concelho, em Vendas, recebeu uma reunião que juntou o vice-presidente do município, Valentino Salgado Cunha, três representantes do Alto Comissariado para as Migrações e representantes das Juntas de Freguesia de Pegões, de Vendas Novas, e do Agrupamento de Escolas local. 

De acordo com o município alentejano, o objetivo do encontro foi debater a pressão sobre os serviços públicos e a dificuldade de resposta destes serviços em relação ao número de migrantes no concelho e na região, que tem vindo a aumentar.

Em comunicado, a autarquia destaca que “Vendas Novas é uma terra tolerante e acolhedora, que prima pela integração e inclusão social”, mas sublinha a importância e a necessidade de serem criadas “respostas que acompanhem situações quotidianas, nomeadamente em questões relacionadas com habitação, educação, saúde, segurança e condições laborais, de modo a garantir os direitos de todos os cidadãos”.

O Alto Comissariado deixou a garantia de que vai prestar apoio ao CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, um gabinete que disponibiliza informação e presta apoio durante o processo de acolhimento e integração dos migrantes, através da articulação com várias estruturas locais e procurando promover localmente a interculturalidade.

O município de Vendas Novas vai agora trabalhar para tornar esta medida realidade, “nunca perdendo o foco do que será melhor para a sua população”.

 

Fotografia de dianafm.com