12 Março 2022      11:49

Está aqui

Vendas Novas mobiliza-se para apoiar refugiados da Ucrânia

Luís Dias, Presidente da Câmara de Vendas Novas

O Município de Vendas Novas disponibilizou-se para acolher refugiados da guerra na Ucrânia e está a desenvolver um conjunto de iniciativas com vista a colaborar na ajuda humanitária a este povo.

O Município criou, com os parceiros locais, um Programa de Acolhimento, que prevê a integração ao nível escolar e de cuidados de saúde; apoio social através de respostas integradas; identificação de ofertas de emprego e a preparação de espaços de acolhimento temporário. Para além destes, que serão os primeiros a acolher os refugiados, o Município lançou também um apelo à população para identificar munícipes que tenham disponibilidade para receber estas famílias em alojamento próprio ou segundo alojamento.

É também parceiro da Fábrica da Igreja Paroquial de Santo António, na organização da “Marcha pela Paz na Ucrânia”, que decorre hoje, dia 12 de março, pelas 16h00, num percurso de cinco quilómetros pelas ruas da cidade e na qual se apela ao uso de roupa ou acessórios alusivos às cores da bandeira ucraniana.

Ainda através da parceria com a paróquia, envolveu-se na divulgação da campanha de recolha de bens de primeira necessidade e assegurou o transporte de milhares de produtos até local intermédio, os quais estão ser enviados faseadamente para as zonas fronteiriças.