Os municípios de Vendas Novas e Alcácer do Sal receberam, respetivamente, 250 e 270 jovens estrangeiros no âmbito dos Dias nas Dioceses, que precedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Em comunicado, a autarquia de Alcácer do Sal salienta que os 270 jovens peregrinos, oriundos do Brasil, França e Paraguai, foram recebidos na Igreja de Santiago e “têm aproveitado para conhecer a história e cultura local, sob orientação e acompanhamento de voluntários e do Comité Organizador Paroquial (COP)”.
Numa cerimónia que ocorreu no domingo, “houve espaço para um agradecimento público dos jovens peregrinos aos voluntários, à COP, à população e a todas as entidades locais envolvidas na organização, pela hospitalidade com que foram recebidos”.
Já a Câmara Municipal de Vendas Novas refere que recebeu, na passada sexta-feira, um grupo de 250 estrangeiros, oriundos do Brasil, Alemanha e França. Estes jovens irão permanecer no concelho até hoje, segunda-feira, e são acompanhados por 18 voluntários do Comité Organizador Paroquial de Vendas Novas e pelos padres de ambas as paróquias.
Segundo a mesma fonte, os visitantes “participam em momentos de oração e num variado programa cultural e desportivo de descoberta da terra que os acolhe, como foi o caso da prova de orientação que fizeram no polígono do Regimento de Artilharia n.º5, uma das mais emblemáticas instituições do concelho, com quem a autarquia partilhou este momento de boas-vindas”.
Além disso, o município “garante espaço para alojamento e higiene pessoal, refeições, apoio aos eventos que realizam, transporte para deslocações às várias localidades da paróquia e entrada livre nas piscinas municipais”.
A Jornada Mundial da Juventude é uma iniciativa católica que se realizará de 1 a 6 de agosto de 2023, entre Lisboa e Loures, e que trará previsivelmente ao nosso país, cerca de um milhão de participantes, tendo como ponto alto a visita do Papa Francisco.