21 Abril 2023      11:58

Está aqui

Vendas Novas celebra 25 de Abril durante quatro dias

O 49.º aniversário do 25 de Abril vai ser comemorado em Vendas Novas com quatro dias de atividades, realizadas a partir de amanhã, sábado (22), até terça-feira (25).

De acordo com o município, Vendas Novas prepara-se para comemorar “mais um aniversário deste momento histórico tão importante para o nosso país, que enaltece a coragem de um povo na luta pela liberdade e democracia” com várias propostas de âmbito desportivo e cultural.

A Biblioteca Municipal vai contar com a apresentação de um painel composto por livros proibidos durante a ditadura, com um debate acerca deste dia, no qual vão participar várias personalidades locais, e ainda com uma atividade dirigida às crianças, durante a qual vai ser feita uma explicação sobre a Revolução do 25 de Abril.

Os trabalhos que os alunos do 1.º ciclo que frequentam as atividades extracurriculares (AEC) realizaram dedicados a este tema vão estar expostos no Auditório Municipal. É também neste local que vai realizar-se, na segunda-feira (24), um concerto com a banda “5.ª Intervenção”, durante o qual vão ser interpretadas diversas canções de vários artistas, como Zeca Afonso, Sérgio Godinho ou Jorge Palma.

Existem também diversas propostas desportivas. Uma delas é a prova da Estafeta da Liberdade, que vai na 7.ª edição, e que liga as duas freguesias do concelho, Landeira e Vendas Novas, encontrando-se dividida em cinco percursos, que contabilizam 24 quilómetros (km). Para além desta, o programa das comemorações inclui ainda uma prova de kartings, um passeio de motorizadas, caminhadas e uma tarde de jogos populares, como a malha, o chinquilho, a sueca, o tiro ao alvo e as setas.

Na terça-feira (25), ao final da tarde, realiza-se a Sessão Solene comemorativa do Dia da Liberdade, ao qual vão prestar homenagem os partidos presentes na Assembleia Municipal, o presidente da Câmara Municipal e o presidente da Assembleia Municipal.

Todas as atividades que fazem parte destas comemorações são gratuitas e têm organização do município e do associativismo local. 

 

Fotografia de mysound-mag.com