19 Junho 2022      11:01

Está aqui

Universidades não querem doutoramentos nos Politécnicos

António de Sousa Pereira, Presidente do CRUP

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) considera que a proposta que pretende permitir aos Institutos Politécnicos a atribuição do grau de doutor "contém uma contradição insanável" e não abdica da sua exclusiviade na atribuição do grau de doutor. 

"A proposta apresentada contém uma contradição insanável. Pretende valorizar o ensino politécnico e manter o sistema binário, mas propõe uma solução que hierarquizará o sistema em universidades de primeira e universidades de segunda", critica o CRUP em comunicado.

Em causa está uma proposta de alterações à Lei de Bases do Sistema Educativo e ao Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior, que deverá ser discutida na Assembleia da República na próxima semana. 

A proposta propõe "a valorização do ensino politécnico nacional e internacionalmente" o que na prática consiste em "permitir" aos Institutos Politécnicos a atribuição do grau de doutor, o que para o CRUP é uma "competência atualmente reservada às Universidades".

"Acresce que a existência de cerca de três dezenas de instituições universitárias num país com a dimensão de Portugal, será fator de perplexidade para a opinião pública", sublinha o comunicado do Conselho de Reitores.