7 Fevereiro 2021      09:42

Está aqui

Universidade de Évora integra Cátedra da UNESCO

Ana Costa Freitas - Reitora da Universidade de Évora

A Universidade de Évora integra Cátedra EDUWELL da UNESCO “Educação e Ciência para o Desenvolvimento e Bem-Estar Humano”.

Esta cátedra surgiu da parceria entre diversas Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, em associação com instituições de Angola, Brasil, Cabo Verde Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste e o objetivo é o de fazer face às desigualdades tecnológicas, de educação e de conhecimento científico, um dos grandes desafios do século XX.

O lançamento desta cátedra decorreu online, na passada sexta, com a participação de reitora da universidade alentejana, Ana Costa Freitas, além de António Sampaio da Nóvoa, Embaixador de Portugal na UNESCO e de vários membros das instituições parceiras, João Alberto Sobrinho Teixeira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Esta Cátedra criará bolsas de estudo, programas de pós-graduação, formações de curta duração e incentivos à investigação e ao desenvolvimento das suas instituições, de modo a que, numa sinergia de esforços, se possa promover a aprendizagem, a transferência de conhecimento, a criação de oportunidades e o debate científico entre as várias entidades parceiras.

Prevê-se ainda a organização de encontros internacionais, promovendo assim a internacionalização através da mobilidade de jovens estudantes e investigadores entre universidades e centros de investigação e providenciando, desta forma, as ferramentas para que estes possam, posteriormente, implementar nos seus próprios países programas educativos e científicos.

Ana Costa Freitas acredita que esta Cátedra virá impulsionar a “adoção de políticas conscientes, cientificamente sólidas e comprovadas” a nível internacional por forma a auxiliar por esta via a “construção de um mundo melhor”, “só com uma aposta na educação será possível exercer uma democracia plena”.

A principal mensagem deixada pelos responsáveis desta nova cátedra é da importância de desenvolver uma sociedade baseada na educação, criando condições para que os cidadãos e os governos se tornem cientificamente literatos e provocar transformações sociais através da criação de conhecimentos sobre as diferentes áreas envolvidas, que influenciam o diálogo intercultural, o bem-estar e o desenvolvimento sustentável.

 

Imagem de revistabusinessportugal .pt