A empresa Bio Leaf Health vai investir 2,3 milhões de euros na sua unidade de produção de canábis para fins medicinais, situada na freguesia de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide. O objetivo passa por reforçar a qualidade da produção, através da instalação de novas estufas e equipamentos especializados, adequando o produto às exigências do mercado internacional. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal, António Pita, após uma reunião com representantes da empresa.
Com sede em França, a Bio Leaf Health instalou esta unidade em 2021 e, com o novo investimento, o montante aplicado na infraestrutura atinge um total de oito milhões de euros. Segundo o autarca, a operação tem vindo a ganhar importância económica e social no território, empregando atualmente entre 30 a 40 pessoas, em função da sazonalidade dos ciclos produtivos. “É um número muito relevante para uma freguesia que também sente os efeitos da ruralidade”, sublinhou António Pita.
A canábis medicinal produzida em Castelo de Vide é já comercializada para vários mercados europeus, nomeadamente Inglaterra, França e Suíça. Com o reforço tecnológico previsto, a empresa pretende elevar os padrões de qualidade, aproximando-se dos valores praticados no setor e reforçando a competitividade da unidade instalada no Alto Alentejo.