11 Julho 2019      18:17

Está aqui

Uma centena de voluntários vai requalificar escola e jardim de infância em Moura

Álvaro Azedo, presidente da Câmara de Moura

Uma centena de voluntários do Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, vão fazer trabalhos de requalificação e conservação na Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo, em Moura.

Este é um dos concelhos onde o Programa está presente, em parceria com duas entidades referenciadoras: a Câmara Municipal de Moura e a União de Freguesias de Moura e Santo Amador, prestando apoio, segundo a autarquia, a 201 beneficiários (10% dos quais, crianças) que têm acesso, sem custos, "a toda a medicação prescrita necessária".

"O Programa abem tem permitido à população do nosso concelho com poucos recursos financeiros, na maioria idosa, ter acesso à medicação prescrita, permitindo-lhe ter uma melhor qualidade de vida", diz Álvaro Azedo, presidente da Câmara Municipal de Moura.

O autarca destaca ainda que o concelho recebe com "muito orgulho" a realização do Dia abem: em Moura.

O Dia abem reúne, anualmente, voluntários em representação de todos os elementos da rede solidária, desde entidades referenciadoras a doadores, passando pelas farmácias e pelos beneficiários.

A Cerimónia de Encerramento do Dia abem: contará com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, em representação do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social; do Presidente da ARS Alentejo, José Marques Robalo, em representação da Ministra da Saúde e de Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude, entidade dinamizadora do Programa abem:.

Três anos depois de ter sido criado, o "Programa Abem" é hoje uma referência a nível nacional, tendo chegado a todos os distritos e regiões autónomas do país. É com muita satisfação que vamos a Moura assinalar o nosso aniversário e contribuir com uma ação solidária que irá permitir melhorar a qualidade de vida e do percurso escolar de muitas criança", afirma Maria de Belém Roseira, sublinhando o simbolismo da ação num concelho onde a população, como em grande parte do interior do país, está a envelhecer. Entre maio de 2016 e junho deste ano, a nível nacional, o programa já apoiou 9.718 beneficiários, dos quais 15% são crianças. Durante o mesmo período foram dispensadas 289.745 embalagens de medicamentos.

Imagem de capa de empresasmais.pt