A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em colaboração com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), está a intensificar os esforços para potenciar as oportunidades de turismo na região. O presidente da Entidade Regional de Turismo, José Manuel Santos, explica que o objetivo é "potencializar a comercialização de vários produtos turísticos" nas agências de viagens do país. Entre os produtos destacados estão o Cycling e os Caminhos de Santiago, que oferecem experiências únicas aos turistas.
Atualmente, apenas "20 a 25%" da operação turística é vendida através dos agentes de viagens, segundo José Manuel Santos, devido à tendência crescente de desintermediação, onde as vendas são feitas diretamente ao consumidor. No entanto, com o trabalho desenvolvido, a intenção é atender aqueles que ainda preferem as agências de viagens, proporcionando-lhes uma "solução personalizada de programa". Assim, o objetivo é colocar mais produtos turísticos, como os centros de Cycling e os percursos de caminhada, nos balcões das agências de viagens em Portugal.
José Manuel Santos revelou também que, no âmbito da parceria com a APAVT, os produtos turísticos do Alentejo e Ribatejo já estão a ser promovidos junto dos agentes de viagens. Além disso, o Enoturismo e o Turismo Rural são destacados como áreas de interesse para esta potencial colaboração. O objetivo é não só promover estas e outras experiências turísticas, mas também potenciar a sua comercialização de maneira mais eficaz, aproveitando o conhecimento e a rede de distribuição das agências de viagens para alcançar um público mais amplo e diversificado.
Fonte: radioelvas.com