O Tourism Explorers, programa nacional de criação e aceleração de startups de turismo, vai decorrer nos meses de outubro e novembro em Évora e Beja, em parceria com a Universidade de Évora e o
A iniciativa é organizada pela Fábrica de Startups e Turismo de Portugal, e tem por objetivo “promover a criação de negócios de turismo inovadores de sucesso, ajudando a reduzir as assimetrias regionais, após um período de estagnação do setor”.
O Tourism Explorers promete ajudar todos os participantes a criarem a sua ideia de negócio na área do turismo, através de três dias de bootcamps (full-time) onde se pode criar uma equipa de trabalho com outras pessoas que querem desenvolver um projeto.
De acordo com a organização, além de Évora e Beja, o programa vai acontecer em 12 cidades do país, contando com mais de 600 participantes, mais de 200 startups e mais de 50 mentores. A iniciativa é gratuita e requer apenas uma inscrição em www.tourismexplorers.pt. As inscrições terminam a 7 de outubro.
Numa segunda fase, o objetivo é fazer crescer a start-up criada, através de seis dias de bootcamps com acesso a sessões de mentoria com especialistas do turismo e workshops, que irão ajudar os participantes a definir a melhor estratégia para o negócio. No final dos bootcamps, cada uma das 12 cidades vai eleger o melhor projeto local, que irá depois representar essa cidade na Grande Final Nacional, a 29 de novembro, onde o vencedor poderá ganhar 10.000€.
Recorde-se que esta é a 4.ª edição do Tourism Explorers. Ao longo das anteriores edições, o programa contou com cerca de 1870 candidaturas, 449 startups e 1213 participantes.