12 Março 2017      11:16

Está aqui

TODOS JUNTOS PARA AJUDAR A MARIA

“Um passo pela Maria” era o nome da campanha de recolha de medula óssea levada a efeito a nove de março, na Escola de São Lourenço, em Portalegre e que contou com mais de 150 dadores.

Como referido pelo Tribuna Alentejo, a Maria tem um ano e, há cerca de dois meses, foi-lhe diagnosticada leucemia mielomonocitiva juvenil, uma doença muito rara, e cuja cura dependerá da uma doação de medula óssea compatível.

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – e muitos outros voluntários, muitos deles jovens estudantes, que quiseram ajudar nesta causa e realizaram uma recolha em Portalegre – e que contou com o apoio indispensável do Serviço de Imuno Hematologia do Hospital Doutor José Maria Grande – tendo sido 147 as pessoas que se apresentaram na Escola e sete no Banco de Sangue do Hospital para efetuar a recolha.

A colaboração da Associação de Estudantes, dos alunos e da Escola Secundária de S. Lourenço tiveram um papel fundamental quer no disponibilizar as suas instalações, quer e mobilizar a comunidade escolar para os números elevados desta recolha-

O sucesso desta iniciativa é, no entanto, uma gota de água num enorme oceano. Se quiser ajudar – a Maria e outras pessoas - pode inscrever-se no Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea ou dirigir-se aos Bancos de Sangue ou outros locais de colheitas de dádivas de sangue (em qualquer ponto de Portugal ou mesmo no estrangeiro).