9 Janeiro 2019      11:20

Está aqui

Tiago Salgueiro prepara livro sobre a Estrada Real entre Borba e Vila Viçosa

Tiago Salgueiro, o investigador que prepara o livro Estrada Real
Marcada pela tragédia, que vitimou cinco pessoas no final do ano passado, a antiga estrada nacional 255, que ligava Borba a Vila Viçosa, conta uma história muito mais antiga, estampada numa publicação que Tiago Salgueiro, Curador Assistente da Fundação Casa de Bragança e a trabalhar em Vila Viçosa, se prepara para lançar.
 
A obra "poderá ser argumento importante na defesa da requalificação deste percurso, apontando para o aproveitamento turístico desta paisagem única"
 
O livro de Tiago Salgueiro ESTRADA REAL - Memórias do caminho entre Borba e Vila Viçosa, contêm factos relevantes sobre a utilização deste caminho ao longo de séculos, antes do desenvolvimento industrial do século XX, que alterou profundamente a paisagem e  contém algumas imagens e mapas do século XVII, XVIII e XIX, em que se destaca a estrada como eixo fundamental na comunicação entre as duas localidades, integradas nos domínios da Casa de Bragança.
 
A descrição desses episódios, relatados em diversas crónicas e documentos do século XIX, indica-nos que esta era uma via privilegiada, utilizada por Reis e Rainhas, assim como para transações comerciais e o autor considera que a obra "poderá ser argumento importante na defesa da requalificação deste percurso, apontando para o aproveitamento turístico desta paisagem única" já que a pesquisa destaca o facto de poderem ser analisadas diversas questões sobre a necessidade de salvaguarda de uma estrada associada um património muito relevante para a zona dos mármores.
 
Tiago Salgueiro nasceu em Évora em 1975. É licenciado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Museologia pela Universidade de Évora. Foi Bolseiro no Bourguiba Institute of Modern Languages na Universidade de Tunis e na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Cádiz. É ainda diplomado em Gestión del Patrimonio pelo ILAM – Instituto Latinoamericano de Museus e autor de várias publicações.
 
 
Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão