5 Julho 2021      11:53

Está aqui

Teto da Basílica Real de Castro Verde restaurado em 310 mil euros

As obras de restauro do teto pintado em madeira da Basílica Real de Castro Verde arrancam hoje, segunda-feira, numa intervenção avaliada em 310 mil euros e que deverá demorar cerca de um ano, anunciou a Paróquia.

A fonte, citada pelo Correio Alentejo, adianta que todo o culto, “nomeadamente dominical”, irá passar para a Igreja dos Remédios, sendo igualmente interrompidas as visitas turísticas à Basílica Real e ao seu Tesouro.

A empreitada resulta de uma parceria entre a Paróquia, a Câmara Municipal de Castro Verde e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, e está avaliada em 310 mil euros, sendo comparticipada em 85% por fundos comunitários, através do programa operacional regional Alentejo 2020.

Os restantes 15% do valor da empreitada, referentes à comparticipação nacional, serão assumidos pela empresa Somincor, que tem a concessão das minas de Neves-Corvo, ao abrigo da Lei do Mecenato.

Como noticiado em fevereiro deste ano, esta intervenção no teto pintado em madeira da Basílica Real de Castro Verde contempla uma pintura do século XVIII e é promovida pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Castro Verde. O objetivo é salvaguardar “o valor patrimonial e artístico deste teto, o mais trabalhado a nível de pintura e de arte de toda a extensão da Diocese de Beja”, referiu, na altura, o padre Luís Miguel Fernandes.

Este restauro faz parte da segunda fase das obras de requalificação da Basílica Real de Castro Verde, cuja primeira fase decorreu em 2019 e contemplou a limpeza manual do telhado, arranjo de portas e janelas, e pintura total do edifício.

O investimento foi superior a 65 mil euros, comparticipado pela câmara, União de Freguesias de Castro Verde e Casével e pelo programa BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais, criado pelo Governo.

Note-se que também já está concluída a terceira fase das obras, que consistiu na recuperação do coro alto e do nártex da igreja, num investimento superior a 50 mil euros.

 

Fotografia de omelhoralentejodomundo.blogspot.com