21 Janeiro 2023      10:10

Está aqui

Terreiro da Batalha dos Atoleiros é sítio de interesse nacional

O Terreiro da Batalha dos Atoleiros, em Fronteira, foi aprovado em Conselho de Ministros como sítio de interesse nacional.

De acordo com a Lusa, o Governo explica que esta classificação se deve ao facto de o terreiro se constituir como uma “importante paisagem natural e histórico-cultural”.

Segundo a mesma fonte, este local histórico “conserva tanto a topografia original, como a memória material e simbólica” do episódio bélico ocorrido em 1384 entre Portugal e Castela, de grande significado no quadro da resolução da crise dinástica gerada após a morte do rei Fernando I.

Recorde-se que a Batalha dos Atoleiros ocorreu a 6 de abril de 1384, no sítio pantanoso de Atoleiros, entre Fronteira e Sousel.

Nesta batalha, onde se registou a vitória de Portugal sobre Castela, Nuno Álvares Pereira venceu a cavalaria inimiga, apesar de as forças portuguesas se apresentarem em menor número, utilizando pela primeira vez a tática do quadrado (envolvendo em cerco as forças inimigas) e o uso de lanceiros.

Os princípios de classificação de “interesse nacional”, de acordo com os princípios de classificação de bens imóveis da Direção Geral do Património Cultural, visam a “respetiva proteção e valorização, no todo ou em parte” desses bens, que representem “um valor cultural de significado para a Nação, sendo que, para os bens imóveis classificados como de interesse nacional, sejam eles monumentos, conjuntos ou sítios, adotar-se-á a designação ‘monumento nacional’”.

Note-se ainda que a Câmara Municipal de Fronteira inaugurou, naquela vila alentejana, a 22 de abril de 2012, o Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros (CIBA), para assinalar esta batalha, num investimento de três milhões de euros.

 

Fotografia de tripadvisor.com