4 Abril 2022      21:15

Está aqui

Terminal ferroviário Alandroal/Vila Viçosa é viável, defende estudo

Terminal de carga e descarga em Alandroal/Vila Viçosa com viabilidade técnica e económica
 
Os resultados preliminares do estudo de viabilidade técnica e económica para a construção de um terminal de carga e descarga de mercadorias na zona da Estação Técnica nº 2 (Alandroal/Vila Viçosa) da nova linha de ferrovia do Corredor Internacional Sul que liga Sines ao Caia, em construção, foram hoje apresentados às entidades que incluem a parceria IP – Infraestruturas de Portugal, S.A. e sete municípios da Zona dos Mármores e Alqueva (Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Sousel e Vila Viçosa), tendo os custos sido suportados em 50% pela IP e 50% pelos municípios.

Os resultados demonstram já que, uma vez construído, o projeto pode ter interesse para um possível operador, uma vez que a viabilidade está assegurada pelas principais indústrias da região, com destaque para os mármores e os projetos de produção de hidrogénio verde, mas podendo estender-se a outros produtos uma vez criada a oferta e será ainda complementado com os contributos de novos projetos que estão em desenvolvimento nos sete municípios envolvidos.

Como aspetos mais positivos para a criação desta infraestrutura são destacados a redução das emissões de dióxido de carbono atualmente associada ao transporte rodoviário convencional, a redução dos impactos nas infraestruturas rodoviárias locais e regionais e a capacidade de atrair novas dinâmicas e investimentos.

Com um investimento total estimado próximo dos 11 milhões de euros, os municípios e a IP vão agora concentrar-se na construção de um modelo de financiamento que viabilize a operação e a coloque ao serviço do desenvolvimento da região.

Os sete municípios, representados na reunião pelos seus presidentes, acordaram desenvolver esforços junto do governo e da CCDR Alentejo para envolver neste processo fundos comunitários dos programas nacionais ou regionais do próximo quadro comunitário, tendo a IP manifestado também a sua disponibilidade para contribuir para a solução que vier a ser encontrada.