7 Julho 2024      10:15

Está aqui

Terminal de Contentores de Sines regista crescimento recorde no primeiro semestre

O terminal de contentores de Sines movimentou praticamente um milhão de TEU (Twenty-foot Equivalent Unit) no primeiro semestre deste ano, segundo informações obtidas pelo Transportes & Negócios junto da concessionária PSA Sines. Este resultado representa um recorde para o período, impulsionado por crescimentos expressivos em cada mês e culminando com os dois melhores meses de sempre. Entre janeiro e junho, a PSA Sines movimentou 999 882 TEU, o que corresponde a um aumento acumulado de 24% em comparação com o mesmo período de 2023.

Em todo o ano passado, o porto de Sines movimentou 1,67 milhões de TEU. Este ano, em maio, a PSA Sines atingiu o melhor mês da sua história de 20 anos, com um total de 186 179 TEU movimentados, refletindo um crescimento homólogo de 23,9%. Em junho, o terminal superou novamente os seus próprios recordes ao movimentar 191 415 TEU, o que representa um aumento de 17,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

O rápido crescimento do terminal de Sines pode ser atribuído, em grande parte, à crise do Mar Vermelho, que forçou o desvio do tráfego Ásia-Europa/ Mediterrâneo pela Rota do Cabo. Esta mudança inesperada ajudou a mitigar, pelo menos temporariamente, as temidas consequências negativas da inclusão do transporte marítimo no sistema europeu de comércio de emissões.

Atualmente, o Terminal XXI de Sines tem uma capacidade de 2,7 milhões de TEU por ano. No entanto, a PSA Sines continua a investir para aumentar essa capacidade, com o objetivo de atingir os 4,2 milhões de TEU anuais até 2030. Este investimento contínuo reflete a importância estratégica do porto de Sines como um hub logístico e o seu potencial de crescimento futuro no tráfego de contentores a nível internacional.

 

Fonte: transportesenegocios.pt

Fotografia de supplychainmagazine.pt