17 Maio 2021      10:07

Está aqui

Terceiro leilão solar é lançado em setembro para albufeiras alentejanas

João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática

O terceiro leilão de energia solar em Portugal, para 500 megawatts de produção através da instalação de painéis fotovoltaicos nos espelhos de água de 10 a 12 barragens, vai ser lançado em setembro, avança o Dinheiro Vivo.

Numa entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, o ministro do Ambiente indicou que estão já identificadas 7 albufeiras, quatro no Norte e três no Alentejo, estando ainda outras 10 em avaliação, nomeadamente Alto Rabagão, Paradela, Salamonde, Vilarinho das Furnas, Monte da Rocha, Santa Clara e Alqueva.

“Temos aqui grandes vantagens: a de não discutir ocupação do solo porque vai ser na água; e boa parte serem de produção hidroelétrica, portanto já terem ligações à rede, o que torna muito mais simples”, justifica Matos Fernandes.

O ministro acredita que, apesar de ainda não ter sido aberta a pré-qualificação para este terceiro leilão solar, haverá muitos concorrentes. “Eu estou preocupado é em saber qual será a tarifa e quanto é que vai ser o leilão do ponto de vista de quem quiser uma tarifa fixa o faz muito abaixo da tarifa de mercado e aqueles que preferem ir a mercado quanto é que estão disponíveis para pagar por cada megawatt/hora que vierem a produzir”, refere o governante.

Contudo, Matos Fernandes garante que os consumidores “ganharão muito”, apontando para o exemplo dos leilões anteriores: “com o primeiro leilão vão ganhar 600 milhões de euros em 15 anos e com o segundo, que teve metade da dimensão do primeiro, 580 milhões”.

O governante diz ainda que não irá haver qualquer valorização para a incorporação nacional, até porque as regras comunitárias não o permitem. “Nós fazemos isto para gerar investimento e emprego em Portugal, mas também para termos eletricidade mais barata e produzida a partir de fontes renováveis, logo o preço de investimento também conta, obviamente, na equação que o investidor fará”, destaca.

 

Fotografia de publico.pt