Provavelmente, nunca se falou tanto de Inteligência Artificial como nos dias de hoje e isto deve-se, em grande medida, à criação do ChatGPT, um robô conversacional, desenvolvido pela OpenAI, que responde às mais variadas questões através da captação de informação disponível na internet.
A obtenção de avaliações positivas em exames de Universidade e a escrita de ensaios são algumas das conquistas desta ferramenta, que possui também capacidades ao nível da programação informática, nota a revista Visão, que, ainda assim, acrescenta que o desenvolvimento deste tipo de chatbots pode deixar algumas profissões ameaçadas num futuro próximo.
A revista decidiu testar o ChatGPT no que toca aos seus conhecimentos sobre Portugal, perguntando-lhe quais as aldeias e vilas mais bonitas do país.
Depois do aviso de que o interlocutor, “como um modelo de linguagem IA”, não tem “preferências pessoais”, o ChatGPT acaba por apresentar a sua resposta à pergunta que lhe foi colocada, enumerando os dez locais mais bonitos do país “que são destinos turísticos populares”, fornecendo também algumas informações sobre eles.
Nesta lista, podem ser encontrados dois destinos do Alentejo: Marvão e Monsaraz.
Em relação a Marvão, o ChatGPT destaca a vista sobre a paisagem envolvente, o castelo e as muralhas, apresentando este como um destino ideal para relaxar e aproveitar a atmosfera pacífica que o caracteriza.
No caso de Monsaraz, o robô faz referência à paisagem em volta do Lago Alqueva, ao castelo e às muralhas, deixando ainda a nota de que se trata de um bom lugar para degustar pratos da cozinha tradicional portuguesa.
A lista inclui ainda Monsanto, Piódão, Sortelha, Óbidos, Almeida, Castelo Rodrigo, Belmonte e Azenhas do Mar.
Enquanto este chatbot dava a conhecer a sua resposta à pergunta colocada pela revista, houve ainda uma situação insólita, quando este se referiu a Piódão como tendo “casas caiadas de branco com rebordos azuis”. Depois de o jornalista lhe ter perguntado se tinha a certeza daquela informação, tendo em conta que Piódão é uma aldeia de xisto, o ChatGPT reconheceu o erro e prontamente corrigiu a informação.
Fotografias de cm-marvao.pt e visitevora.net