19 Novembro 2021      23:12

Está aqui

Sonoridades & Sabores – música tradicional e gastronomia invadem Odemira

É um roteiro pela tradição musical e gastronómica do interior do concelho de Odemira e que  regressa agora com seis momentos agendados de dezembro de 2021 e fevereiro de 2022.

O “Sonoridades & Sabores”, tal como tem habituado população e visitantes, vai pôr à disposição os melhores petiscos e pratos tradicionais da região serão acompanhados pelo cante ao baldão, viola campaniça, acordeonistas e música tradicional.

Tendo um forte papel dinamizador nas aldeias das freguesias do concelho de Odemira, a programação deste evento enaltece o melhor da gastronomia local e da música tradicional.

O primeiro momento desta edição do “Sonoridades & Sabores” acontecerá no dia 4 de dezembro, no Restaurante “O Peixeiro”, em Amoreiras-Gare, na Freguesia de S. Martinho das Amoreiras. O segundo encontro será realizado no dia 18 de dezembro, no Restaurante “Flor do Campo”, em Sabóia.

Já em 2022, no dia 8 de janeiro, o terceiro momento será realizado na Casa Convívio Snack-Bar “Os Pereiras”, na aldeia de Várzea das Pedras, na Freguesia de S. Teotónio. No dia 22 de janeiro, as Sonoridades & Sabores acontecerão no Restaurante Eira da Lagoa, em Colos. Já em fevereiro, no dia 5, será a vez do Café Porfírio, na aldeia de Vale Ferro, Freguesia de Relíquias. O último momento será realizado no dia 19 de fevereiro, no Pavilhão da Junta de Freguesia de Santa Clara-a-Velha.

Nos seis dias do roteiro “Sonoridades & Sabores”, sempre a partir das 16 horas, a tradição cultural encherá os espaços, com cantadores ao baldão acompanhados pela viola campaniça e, partir das 18 horas, será dado espaço aos poetas populares da região.

Como aperitivo para o jantar, a partir das 19 horas a música tradicional será garantida com a participação dos professores e alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso (dias 4 de dezembro, 22 de janeiro e 19 de fevereiro), acordeonistas amadores da região (dias 18 de dezembro e 5 de fevereiro) e do grupo Atar e Pôr ao Fumeiro (dia 8 de janeiro).

A organização pertence à Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare (no âmbito do Plano de Atividades do Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso) e do Município de Odemira, com os apoios das Juntas de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, Sabóia, S. Teotónio, Colos, Relíquias e Santa Clara-a-Velha.