31 Maio 2020      10:36

Está aqui

Sol do Alentejo a leilão

 O Governo vai lançar um novo leilão solar composto por 12 lotes e para uma capacidade de 700 MVA.

Com lotes no Alentejo e Algarve, os interessados podem apresentar propostas a partir de 8 de junho e até final de julho.

Carlos Magno, diretor dos serviços de energia elétrica da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), revelou que esta capacidade energética estará disponível no final de junho 2024, confirmando o que o Secretário de Estado da Energia, João Galamba, havia afirmado quando se pronunciou sobre a antecipação da data de encerramento da Termoelétrica de Sines.

Também a concurso está a capacidade de armazenamento, sendo que, neste caso, a licitação ocorrerá até final de agosto, uma data meramente indicativa.

Em despacho, o Governo refere que “as propostas de aquisição no âmbito deste procedimento não podem, nos termos do Regulamento 2016/631 da Comissão Europeia de 14 de abril de 2016, ser inferiores a 10 MVA, nos pontos de ligação à Rede Nacional de Distribuição, e a 50 MVA, nos pontos de ligação à Rede Nacional de Transporte, tendo como limite máximo a capacidade colocada em leilão em cada lote a que diga respeito” e que serão admitidas propostas com “Prémio Variável por Diferenças” além de ofertas com “Compensação Fixa ao Sistema Elétrico Nacional (SEN)", e  “Prémio Fixo por Flexibilidade”.

Os candidatos à compra no leilão contam com 18 a 48 meses para obter licenciamentos e aprovação ambiental para os projetos,

O leilão – mais aberto e com mais possibilidades de participação para os interessados que o anterior - já devia ter acontecido antes, mas o surgimento da pandemia fez adiar o processo.

 

Imagem de turismodoalentejo.com.br