15 Agosto 2022      12:33

Está aqui

Sogrape reforça investimento nos vinhos alentejanos

A Sogrape continua a reforçar o investimento que tem vindo a ser feito na região do Alentejo e, mais concretamente, da Vidigueira.

A empresa chegou ao Alentejo no início da década de 90, após reconhecer as condições excecionais da região da Vidigueira para a produção vinícola. Dadas as ligações familiares dos acionistas, o investimento foi feito na Herdade do Peso e nas suas uvas, que viriam a dar origem aos primeiros vinhos da empresa nesta região alentejana.

Alguns anos depois, a empresa viria mesmo a adquirir a propriedade, apostando na modernização do projeto, através de uma nova adega e da replantação de vinhas. 

Em declarações ao jornal ECO, Raquel Seabra, administradora executiva, referiu que, neste momento, o objetivo passa pela divulgação internacional da marca e que, apesar de o investimento ter sido gradual, a aposta na viticultura tem sido reforçada, resultando num investimento de milhões de euros e num conhecimento cada vez maior das condições de produção de vinho, como os solos, os terroirs e as castas. 

Recentemente, foram plantados 42 hectares de vinha com castas tintas e brancas, sendo que a plantação de 10 destes hectares foi feita em sistema de condução de vinha em vaso, o que torna possível a criação de fruta diferente devido ao aproveitamento da sombra e a poupança de água. 

O jornal ECO destaca ainda que a Herdade do Peso conta com uma área total de aproximadamente 450 hectares, dos quais 160 se encontram atribuídos a vinha, 100 a olival e 20 a uma barragem que visa apoiar o processo de rega. Na atualidade, esta herdade representa 10% da área total de vinha da Sogrape, que se encontra também em Espanha, na Argentina, no Chile e na Nova Zelândia, e 2% do portefólio da empresa, tendo no ano passado aumentado as vendas em 10%, relativamente ao período homólogo.

Além disso, encontra-se ainda em desenvolvimento nesta herdade um projeto que tem como objetivo a recuperação da flora arbustiva tradicional da região do Baixo Alentejo, através da aposta na plantação de árvores de grande porte, como as azinheiras. 

Entretanto, foram também dados a conhecer três novos vinhos: Herdade do Peso Parcelas 2018, Herdade do Peso Revelado 2019 e Herdade do Peso Reserva 2019, que estará à venda no próximo ano.