24 Março 2022      10:00

Está aqui

Sobreira Grande de Arraiolos em 3.º lugar na Árvore Europeia do Ano 2022

A Sobreira Grande, de Vale Pereiro, no concelho de Arraiolos, ficou em terceiro lugar no concurso Árvore Europeia do Ano 2022, com 70 563 votos.

Segundo a Câmara Municipal de Arraiolos, o objetivo de candidatar a Sobreira Grande ao concurso passou por “valorizar o território e o montado de ‘sobro e azinho’, enquanto património natural da nossa paisagem”. A autarquia e a proprietária da Sobreira Grande estiveram presentes na cerimónia de entrega dos prémios, que decorreu online na passada terça-feira.

De acordo com o site Wilder, os três primeiros lugares do concurso foram atribuídos a carvalhos. Em primeiro lugar ficou um carvalho-alvarinho de 400 anos de idade que vive na província de Podlaskie, na Polónia, com 179 317 votos; e em segundo lugar ficou o Carvalho da Floresta do Banquete de Conxo, em Espanha, com 168 234 votos.

A organização, citada pelo Wilder, refere que “conhecidos por serem árvores longevas e de grande porte, os carvalhos prestam-se a belas imagens adequadas ao concurso da Árvore do Ano, mas as suas florestas são também importantes fontes de recursos que asseguram à sociedade, não só madeira, cortiça e bolotas, mas também inúmeros serviços de ecossistema fundamentais à adaptação e mitigação das alterações climáticas – sequestro de carbono, conservação do solo e da água e proteção à biodiversidade”.

Além disso, “a manutenção destas florestas em áreas rurais tem um papel determinante na economia das regiões, na qualidade de vida das populações, e na redução do risco de incêndio”, lembram ainda os promotores do concurso.

A organização adianta ainda que, este ano, o número total de votantes da Árvore Europeia chegou aos 769 212, um recorde.

 

Fotografia de cm-arraiolos.pt