11 Julho 2023      10:14

Está aqui

Sines ligada a Madrid com 2 novas linhas de dados terrestres

Afonso Salema, CEO da Start Campus

A Start Campus e a EXA Infrastructure (EXA) vão ligar Sines e Madrid através de duas novas linhas terrestres de dados.

Em comunicado, as empresas referem que “a expansão estratégica da rede da EXA para Sines liga assim o projeto SINES 4.0, da Start Campus, um Mega Centro de Dados em hiperescala de 495 MW, neste momento em construção, à infraestrutura principal da EXA em Madrid”.

Este novo hub de conectividade “será a porta de entrada para plataformas digitais europeias, africanas e americanas”, pode ler-se no mesmo comunicado.

Afonso Salema, CEO da Start Campus, afirma que “estamos muito contentes por estabelecer esta parceria com a EXA e trazer uma nova rota de rede para Sines. Além de conectarmos o nosso projeto SINES 4.0, a nova rede recém-construída pela EXA estabelece as bases para uma nova era de conectividade para a Europa e para o resto do mundo”.

“O compromisso da EXA em ligar o nosso projeto SINES 4.0 a Madrid, com novas rotas, é um passo importante para possibilitar e fortalecer a conectividade multicontinental de alta velocidade de e para Portugal”, acrescenta ainda o responsável.

Recorde-se que o projeto SINES 4.0 está previsto para entrar em serviço no final de 2023 e “será um dos maiores ecossistemas de Centros de Dados em Hipersescala situado numa localização estratégica no Continente Europeu, que atua como uma porta de entrada entre Europa, África e Américas”.

Atualmente, Sines está diretamente ligada a Lisboa e Madrid na Europa, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil. No futuro, a conectividade será estendida para Marselha, Barcelona, Casablanca e, além disso, Estados Unidos, Ásia, África e Oriente Médio.

 

Fotografia de jornaldenegocios.pt