22 Agosto 2016      11:03

Está aqui

SILLY SEASON II OU A DESONESTIDADE DE ALGUMA IMPRENSA PORTUGUESA

"AO CORRER DA PENA"

Hoje alguma imprensa anunciou em êxtase que, em entrevista ao Público, Catarina  Martins afirmou que todos os dias se arrepende de pertencer à Geringonça.

O próprio jornal “Público” colocou a frase em destaque completamente retirada do contexto, com vem sendo hábito nos últimos tempos.

Lendo a entrevista na íntegra e colocando a frase no contexto, o que Catarina Martins afirma que todos os dias se arrepende de pertencer à geringonça mas que esse sentimento faz parte.

Acrescenta ainda que esse sentimento se deve ao desafio diário que é a governação em comparação com a oposição, sendo que, continuando os principais pontos do acordo a ser cumpridos, não existirá qualquer motivo para o BE abandonar a geringonça.

É certo que, tendo em conta o estado e a fome de alguma imprensa portuguesa, Catarina Martins terá sido um pouco ingénua na expressão que utilizou.

Mas igualmente certo é que a notícia foi transmitida como se a coordenadora do Bloco de Esquerda estivesse já a anunciar uma ruptura com o Governo, cenário desmentido pela própria poucas linhas abaixo na entrevista dada.

Quase que arriscaria dizer que há muito tempo que a parcialidade de alguma imprensa portuguesa é tão clara que choca.

Dizem os princípios do jornalismo que a imparcialidade na forma como se dá a notícia deverá ser sempre um dos pontos de partida, devendo a mesma ser dada com isenção e dando a mesma importância a todas as partes envolvidas.

Actualmente assistimos a jornalistas a retirar frases do contexto em que foram ditas. Assistimos a jornalistas a emitir juízos de valor e a proferir comentários jocosos sem qualquer respeito pelos princípios que se propuseram a cumprir.

Assistimos a debates em que o ponto de partida é a crítica parcial a uma das partes.

Resumindo, o jornalismo português anda pelas ruas da amargura fazendo a que o acto de comprar um jornal ou ver um noticiário se comece a tornar num verdadeiro arrependimento diário, esse sim sem mais acrescentos.

 

Imagem daqui