8 Setembro 2018      11:37

Está aqui

"Setembro Amarelo" no Alentejo

No Alentejo e, em especial em Portalegre, setembro vai se amarelo e solidário. A iniciativa é da associação de profissionais de saúde mental "Realmente" – sediada em Portalegre - e trata-se de uma campanha intitulada – decorrerá entre 10 e 17 de setembro, no âmbito do Mês Internacional da Prevenção do Suicídio.

Setembro é o âmbito do Mês Internacional da Prevenção do Suicídio e o lema da campanha é "Falar é a melhor solução!".

Serão colocadas, logo no dia 10, faixas alusivas ao Dia Internacional da Prevenção do Suicídio no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, dia em que a iluminação de edifícios da Câmara Municipal de Portalegre será feita a amarelo.

A 14, 15 e 16 de setembro, na tradicional Feira das Cebolas, a campanha inclui animação de rua com a associação cultural do "Pé Prá Mão" e a 16, serão centenas os ciclistas que vão "Pedalar Contra o Suicídio". Com partida no Hospital de Portalegre, o percurso contempla passagens por Monforte, Fronteira, Sousel, Estremoz e terminará a Évora, parando sempre nos centros de saúde locais.

Para fechar, a 17, acontecerá o colóquio "Prevenir o Suicídio", pelas 20:30h, no Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre com a participação de Leonor Godinho, Daniela Las Casas, P. João Maria e Beatriz Martins e em que o psiquiatra Manuel Sardinha vai estar à conversa com o escritor Rui Cardoso Martins.

Em Évora, nos monumentos mais emblemáticos, serão colocadas faixas amarelas durante numa iniciativa do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e da associação Metalentejo, com o apoio de várias entidades.

 

 

Imagem de sigamais.com

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão