Fundada a 10 de junho de 1923, a Casa do Alentejo está prestes a cumprir oficialmente 100 anos de existência, marco que vai ser comemorado durante este fim de semana (dias 10 e 11), noticia o Jornal Alto Alentejo.
Amanhã, sábado (10), o dia começa com o hastear da bandeira e, logo depois, é inaugurada a exposição “100 Anos de História e Factos”. De seguida, realiza-se a Sessão de Comemoração do Centenário, que fica marcada pelas homenagens aos sócios filiados há mais de 25 e de 50 anos e aos trabalhadores.
Para domingo (11), está previsto um momento musical com o Grupo de Viola Campaniça, para além de animação e convívio.
A Casa do Alentejo, que tem como missão a dinamização, promoção e preservação da cultura alentejana, está a comemorar o seu centenário com um programa recheado de eventos de âmbito cultural que tem o Alto Patrocínio do Presidente da República.
A propósito destas comemorações, já foi inaugurada a escultura "Uma Fonte de Amizade", da autoria de Jorge Pé-Curto, estando ainda previstos o lançamento de um livro sobre a Casa do Alentejo e a realização de um espetáculo no final do ano, que vai chamar-se “É tão grande o Alentejo”.
Fotografia de lisboasecreta.co