20 Abril 2023      09:13

Está aqui

Serpa recebe estreia de espetáculo que celebra o 25 de Abril

Quatro companhias de teatro, três do Centro e uma do Alentejo, juntaram-se para comemorar o aniversário do 25 de Abril de 1974 com um espetáculo que vai estrear amanhã, sexta-feira (21), em Serpa.

O espetáculo “Revolution (título provisório)” resulta de uma coprodução das companhias ASTA Teatro, da Covilhã, Baal17, de Serpa, d’Orfeu, de Águeda, e O Teatrão, de Coimbra.

“O espetáculo pretende refletir sobre a necessidade de mudar o exercício das democracias atuais que, num mundo acelerado e regulado por ciclos políticos sem reformas estruturantes, inibem a ideia de futuro”, afirmaram os promotores, citados pela agência Lusa.

Em palco, vão estar 16 intérpretes, atores e músicos pertencentes às quatro companhias. 

Este novo espetáculo tem encenação e dramaturgia de Gonçalo Guerreiro, texto de Tiago Alves Costa e composição e direção musical de Artur Fernandes.

Com estreia marcada para as 21:30 de amanhã, sexta-feira (21), no Cineteatro Municipal de Serpa, este espetáculo segue depois para vários pontos do país, tendo já datas confirmadas em Castro Verde (23 de abril), em Coimbra (29 e 30 de abril e 01 de maio) e na Covilhã (06 de maio).

A interpretação de “Revolution (título provisório)" está a cargo de Beatriz Mendes (trombone), Carmo Póvoas Teixeira, Carolina Carvalhais, David Meco, Edmilson Gomes, Eva Tiago, João Gomes, Marco Ferreira, Mónica Tavares, Patrícia Lestre (ukulele e voz), Rodrigo Neves (saxofones), Rui Ramos, Sandra Serra, Sérgio Novo, Sónia Sobral (acordeão) e Teosson Chau.

Também no dia de amanhã, tem início um ciclo com quatro conferências. A primeira sessão deste ciclo, chamado “Democracia – um conceito em (r)evolução?”, está marcada para as 18:00 e vai decorrer também no Cineteatro Municipal de Serpa. O tema é “Desenvolvimento e democracia” e é realizada em parceria com o Instituto Politécnico de Beja.

Também há conferências marcadas para Coimbra (28 de abril, Oficina Municipal do Teatro, 18:00) e Covilhã (05 de maio, Anfiteatro da Parada da Universidade da Beira Interior, 10:00).

As quatro companhias de teatro coprodutoras deste espetáculo integram a Rede Descampado, que procura contribuir para a viabilidade da atividade artística profissional no país.

 

Fotografia de facebook.com