18 Março 2023      21:39

Está aqui

Será que Costa tem noção das coisas?

Será que António Costa tem noção das dificuldades com que a maioria dos portugueses se confrontam diariamente? Será que tem noção do agravamento do fosso entre os mais ricos e os mais pobres?

Os portugueses têm sido sujeitos a uma forte diminuição do rendimento disponível. Em termos práticos, os portugueses têm menos dinheiro no bolso por que os principais produtos estão mais caros e por que estão a pagar mais nos juros das suas casas.

Os portugueses têm emprego, mas estão mais pobres. Os rendimentos dos portugueses não têm acompanhado os aumentos dos preços. Os portugueses têm menos rendimento por que a carga fiscal tem aumentado significativamente nos últimos anos. Os portugueses encontram-se encurralados entre o seu endividamento, os impostos asfixiantes e as faltas de expetativas que lhes são criadas. A falta de expetativas e a existência de um clima de falta de confiança em relação ao futuro, faz com que os portugueses se vão embora. E vão-se embora os que têm iniciativa.

Será que António Costa tem noção que os portugueses não conseguem comprar, nem arrendar casa, sem ser demasiado longe do seu local de trabalho? Será que António Costa tem noção que muitas das habitações onde os portugueses vivem não cumprem os índices de conforto energético e os critérios mínimos de dignidade?

Será que António Costa tem noção que o SNS (Serviço Nacional de Saúde) não dá resposta aos portugueses? Será que António Costa tem noção que se faz o ´´jogo do empurra´´ no SNS?

No SNS empurram-se os doentes de hospital para hospital quando a doença requer um tratamento caro. Fazem-se opções entre aquilo que custa o doente e o tratamento que necessita, ou seja, os hospitais empurram os doentes ´´caros´´ para outros hospitais. As táticas usadas são inúmeras, todas horríveis e indecentes! A saúde está um caos, não pela excelente qualidade dos profissionais de saúde, mas por que não lhes pagam aquilo que merecem. O Estado empurra os médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde do SNS para o sistema privado por que os trata mal. Ao lado de um médico do SNS trabalha outro médico tarefeiro do sistema privado, o qual ganha três vezes mais. Não se podem resolver problemas apresentado o mesmo tipo de soluções!

Será que António Costa tem noção que os professores estão fartos de serem empurrados de escola para escola, sem verem as suas carreiras reconhecidas? Será que António Costa tem noção que os professores estão fartos de terem as suas carreiras congeladas? Os professores (mas também os pais e alunos) estão fartos de mudanças, mas em que tudo fica na mesma.

São anos e mais anos sem que se resolvam os problemas. Há anos que sabemos que temos um problema grave na educação, mas empurram-se os problemas para a frente. Esta tática um dia teria que gerar uma contestação generalizada.

Será que António Costa tem noção que o nosso sistema de justiça emperra na sua teia anquilosada? Será que António Costa tem noção que os pobres não têm acesso á justiça e que os poderosos se servem dela?

Será que António Costa tem noção que as nossas infraestruturas públicas estão cada vez piores? Será que António Costa anda nas estradas onde andam os portugueses? Será que António Costa tem noção do estado de degenerescência em que se encontra o património imobiliário do estado?

Provavelmente António Costa anda mal informado ou vive num Portugal onde não vivem os portugueses.

Provavelmente António Costa apenas necessita de ser bem aconselhado e conhecer bem a realidade. Uma maioria absoluta não pode ser desperdiçada em casos e casinhos. Uma maioria absoluta não pode ser desperdiçada em indemnizações chorudas de ex. chefias da TAP, nem em navios elétricos comprados sem bateria. Uma maioria absoluta permite fazer reformas estruturais. É uma oportunidade única. Não há desculpas!

Os portugueses necessitam que o Governo funcione e governe bem. Apenas isso.