20 Setembro 2017      15:30

Está aqui

SER ALUNO SÉNIOR

Setembro é sinónimo de regresso às aulas, assim como Dezembro é sinónimo de Natal e Agosto é igual a férias. Quem não se lembra da azáfama da compra de livros, do cheiro dos livros novos, do papel para forrar os livros, da mochila mais bonita e do estojo cheio de canetas e lápis decorados com os temas da altura.

Porém existe também o regresso às aulas dos mais velhos. Estes alunos seniores têm todos mais de 50 anos, e estão cheios de motivação, interesse e uma enorme vontade de aprender! Este regresso às aulas é diferente, mas oferece a oportunidade de ocupar tempos livres de uma forma útil, de fugir ao isolamento e à solidão e obviamente oferece a oportunidade de aprender... Aprender aquilo que quiser, que lhe interessar, para o que tiver motivação, ou até aprender aquilo que não teve oportunidade quando era mais novo! Não há livros, nem programas a seguir, mas há oportunidades de aprendizagem, completamente adaptadas com o principal propósito de fazer os alunos seniores mais felizes, proporcionando-lhes um envelhecimento mais activo.

Na próxima semana são as “matrículas”, onde dentro da azáfama, há preenchimento de fichas de inscrição, dúvidas na escolha das actividades a frequentar, reencontros com os colegas e amigos e ainda na grande maioria encontrar a conciliação entre “avozar” (ser avô ou avó) e as actividades a frequentar.

Há uma oferta formativa composta por mais de 40 disciplinas diferentes, permitindo os alunos seniores optarem por aquilo que mais lhes interessa. Neste modelo educativo, caracterizado como não formal, os professores são voluntários, não há certificados, também não há faltas e os programas são flexíveis, acordados entre alunos seniores e professores voluntários, dando margem para inúmeras possibilidades, que sejam prazerosas para ambas as partes.

São oferecidas também actividades “extra-curriculares”, como workshops de temáticas várias, exposições de trabalhos, visitas de estudo, tertúlias, etc. E claro, dentro da oferta regular, esta é variada incluindo… na realidade um pouco de tudo, para todos os gostos.

É uma mais valia aliar o saber ao convívio, à aprendizagem, ao lazer, ao conhecimento e disfrutar de uma fase da vida em que a aprendizagem ao longo da vida e o envelhecimento activo caminham de mãos dadas!

Isto é a Universidade Sénior de Évora… Porque o saber não tem idade!!

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.