3 Outubro 2024      14:27

Está aqui

Senegalês Ibou Diagne expõe pela primeira vez em Monsaraz

O pintor senegalês Ibou Diagne vai expor as suas obras pela primeira vez em Portugal, numa mostra que vai estar patente de 4 a 24 de outubro na vila medieval de Monsaraz.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz refere que a exposição intitula-se “Essência e Esperança” e pode ser apreciada diariamente das 9:30 às 13:00 e entre as 14:00 e as 17:00 na Igreja de Santiago.

Segundo a mesma fonte, Ibou Diagne reside em Dakar e “na adolescência começou a pintar sozinho, até iniciar a sua formação no atelier do artista plástico e professor de arte Daouda Ndiaye, sendo um dos seus alunos mais destacados e conseguindo alcançar um estatuto importante na arte no Senegal”.

Durante a sua carreira, especializou-se em pintura mural e pintura sobre porcelana, tendo apresentado as suas obras em exposições coletivas em Espanha, França e Senegal.

A pintura de Ibou Diagne é, de acordo com o município, “puro impressionismo africano”, e mostra “a realidade do seu país, os seus costumes, as suas cores, as suas tradições, mas também as sombras que perseguem o Senegal, como a emigração”.

Nesta exposição destacam-se as pinturas sobre canoas, que o artista considera serem “uma chamada de atenção para a emigração que acontece na generalidade dos países africanos”.

Além disso, Ibou Diagne está envolvido em causas sociais, fazendo parte do conselho de administração da ONG espanhola Teranga Extremadura.

Juntamente com esta lançou um projeto de formação profissional em artes plásticas para os talibés, os filhos mendigos do Senegal, com o objetivo de lhes proporcionar uma vida melhor.