10 Março 2020      11:09

Está aqui

Semana Santa no Crato

O Crato, no Alto Alentejo, tem um calendário único da semana santa, convidativo a passar por lá uma santa semana.

Apesar de religioso o programa celebrativo da Quaresma e Semana Santa no Crato inclui ao mesmo tempo um conjunto de iniciativas de carácter cultural.

 As celebrações decorrem entre 1 e 13 de abril de 2020, e tem como momentos altos das festividades religiosas da Semana Santa, a Solene Procissão do Senhor dos Passos, no dia 5 de abril pelas 18 horas, que congrega centenas de fiéis para os Sermões do Encontro (Praça do Município) e do Calvário (Jardim Temático); a Cerimónia do Lava-Pés, o Ritual do Candeeiro das Trevas no dia 8 de abril pelas 21:00 horas, a Procissão do Senhor da Cana Verde, no dia 9 de abril pelas 21:30 horas e a Procissão do Enterro do Senhor e Cerimónia do Enterro, no dia 10 de abril pelas 21:30 horas. Religioso ou não vale a pena assistir a estas cerimónias pela sua beleza ritual particular.

A semana conta culturalmente com o Concerto de Páscoa que irá acontecer na Igreja Matriz no dia 12 de abril, Domingo Santo, duas exposições alusivas à Páscoa que serão inauguradas, a primeira, no dia 22 de março na Casa Museu Padre Belo, e a segunda, no dia 29 de março no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa.

O resto é feito de bons restaurantes, feitos de boa gastronomia e excelente carta de vinhos.

 

Imagem de capa de João Dias

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.