19 Outubro 2021      09:23

Está aqui

“Seeds for the Future” seleciona 5 alunos de Informática de Évora

Cinco alunos da licenciatura em Engenharia Informática lecionada na Universidade de Évora foram selecionados para a 6.ª edição do “Seeds for the Future”, o programa-bandeira da Huawei focado no conhecimento e na inovação.

Em comunicado, a empresa explica que esta iniciativa é dedicada a universitários das áreas STEM (Science, Tecnology, Engineering and Mathematics), e selecionou este ano um número recorde de estudantes. Entre dia 18 e 25 de outubro, estes 18 estudantes portugueses participam na 6.ª edição do “Seeds for the Future”, que tem como principais objetivos “desenvolver o talento local, potenciar a transferência de conhecimento, promover uma maior compreensão e interesse no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação e incentivar a participação efetiva na era da digitalização”.

A mesma fonte adianta que, durante esta semana, “serão disponibilizadas aos participantes matérias no âmbito do 5G, AI, Cloud, IoT, Smart Cities e Smarthomes, assim como se pretende explorar temas de liderança e cibersegurança”.

Os estudantes provenientes da Universidade de Évora, da Universidade da Madeira, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico de Leiria e do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra vão, assim, “beneficiar de um conjunto de formações online – fruto do contexto pandémico – no âmbito das tecnologias de ponta que estão a desenhar o futuro”.

Diogo Madeira da Silva, Head of Public Affairs & Communications da Huawei, afirma que “o evidente sucesso do ‘Seeds for the Future’ é prova absoluta de que a empresa encara a inovação e o conhecimento como pilares fundamentais da sua estratégia”.

O responsável pela área de Responsabilidade Social Corporativa da empresa em Portugal acrescenta ainda que a participação da Universidade de Évora “está em linha com o nosso compromisso de continuar a estabelecer fortes ligações com instituições universitárias em todo o território nacional, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento descentralizado de novas gerações de talento com competências adequadas aos desenvolvimentos tecnológicos e à digitalização da sociedade”.

Com este programa, “esperamos inspirar a próxima geração de líderes através da inovação tecnológica e do intercâmbio cultural”, destaca Diogo Madeira da Silva.

Recorde-se que o “Seeds for the Future” nasceu a partir da assinatura de um memorando de entendimento entre a Huawei e o AICEP em 2015. Nele já participaram mais de 70 estudantes portugueses. Este programa foi lançado a nível internacional em 2008 e está presente em mais de 130 países, onde foram estabelecidas parcerias com cerca de 500 universidades, tendo alcançado, até agora, mais de 9000 estudantes.

O “Seeds for the Future” enquadra-se num movimento de aprofundamento da ligação da empresa com as universidades portuguesas, no qual se inclui também a ICT Academy, uma iniciativa de transferência de conhecimento com instituições de ensino superior nacionais que chegou a Portugal em 2020 e o laboratório de 5G e Inteligência Artificial (5GAINER – Networks Reliability Centre) instalado na Universidade de Aveiro, fruto de uma parceria que também integra o Instituto de Telecomunicações.