23 Janeiro 2023      09:25

Está aqui

Secretário de Estado da Internacionalização visita Sines

Bernardo Ivo Cruz, Secretário de Estado da Internacionalização

O Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines recebe hoje, segunda-feira, a visita de Bernardo Ivo Cruz, Secretário de Estado da Internacionalização.

De acordo com a Rádio Sines, esta visita tem início na Central Termoelétrica de Sines, da EDP Produção, local onde o Secretário de Estado vai tomar contacto com o descomissionamento da central termoelétrica a carvão e com o GreenH2Atlantic, projeto de hidrogénio verde inserido no Sines Hydrogen Valley e na Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2).

Depois, é feita uma visita ao Complexo Petroquímico de Sines, da Repsol Polímeros, onde se está a desenvolver o projeto “Alba”, do qual fazem parte a construção de duas fábricas, uma de polietileno e outra de polipropileno, importantes para o autoabastecimento e para o desenvolvimento da indústria nacional.

As obras de construção daquele que vai ser um dos maiores centros de dados verde a nível europeu, que vai contar com 495 Megawatt (MW) de potência e que está a ser desenvolvido pela Start Campus, também vão ser visitadas pelo secretário de Estado, prevendo-se que esta visita aconteça entre as 15:00 e as 16:00.

Bernardo Ivo Cruz vai, posteriormente, passar pela Refinaria de Sines, Petrogal (GALP SGPS), onde se está a implementar a estratégia de descarbonização “From a grey refinery to a green energy hub”. Trata-se de um projeto industrial integrado, que se apoia na produção de hidrogénio verde para promover a produção de combustíveis sintéticos renováveis e de biocombustíveis avançados que têm como destino o apoio à transição sustentável dos transportes, especialmente na aviação, na marinha e no transporte rodoviário pesado de longo curso.

Neste projeto, está prevista concretamente a produção de hidrogénio verde, de SAF (Sustainable Aviation Fuels, ou combustíveis sustentáveis para aviação) e de HVO (Hydrotreated Vegetable Oil, ou óleo vegetal tratado com hidrogénio), em unidades de produção da Galp em Sines. Além disso, vai também ser instalada uma rede piloto de postos de abastecimento de hidrogénio (HRS), de forma a que esta energia renovável possa ser utilizada no setor rodoviário.

Por último, Bernardo Ivo Cruz vai reunir com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve, para acompanhar a expansão do Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI), da responsabilidade do concessionário PSA Sines.

Há ainda a expectativa de que seja lançado, este ano, um concurso internacional para outro Terminal de Contentores de Sines, o Terminal Vasco da Gama.

Estes investimentos empresarias privados representam, ao todo, mais de 8 mil milhões de euros, estando prevista a criação de 3.765 postos de trabalho permanentes.

 

Fotografia de dinheirovivo.pt